Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Como parte das ações do projeto Saber MP, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) recepcionou em sua sede, em Palmas, nesta segunda-feira, 22, estudantes de Direito de duas faculdades privadas. Eles tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre as atribuições do Ministério Público e de conhecer a prática do trabalho ministerial, em uma visita guiada pelo prédio.

A ação contemplou alunos do Centro Universitário Itop (Unitop) e do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).

Abrindo a programação, o promotor de Justiça Celsimar Custódio apresentou a palestra “O papel do Ministério Público – aspectos constitucionais”. O diálogo com os estudantes partiu da redemocratização do país, que foi seguida da promulgação da Constituição Federal de 1988 e da renovação das atribuições do Ministério Público brasileiro. Com atuação antes restrita ao combate ao crime, o Ministério Público teve suas funções ampliadas, tornando-se o guardião dos direitos coletivos, conforme informou.

A palestra também falou das garantias concedidas pela Constituição ao Ministério Público brasileiro e aos seus membros, bem como apresentou um panorama sobre o MPTO, abordando a lei estadual que trata da organização administrativa do MPTO e detalhando toda a estrutura de trabalho da instituição.

A professora supervisora das duas turmas de Direito, Ana Paula Dias Labre, avaliou que os estudantes têm uma grade curricular muita ampla e que esse contato direto com as instituições do Sistema de Justiça proporciona o aprofundamento dos temas vistos em sala de aula. “Nessas ocasiões, pode-se ver na prática como as instituições funcionam”, disse.

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, participou das boas-vindas aos estudantes.

Na visita guiada pelas instalações do MPTO, os acadêmicos foram recepcionados pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e pelo chefe de gabinete da PGJ, Abel Andrade Leal.

Sobre o projeto
O projeto “Saber MP – Democratizando o conhecimento” foi criado em 2022, com o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica e conta com a participação de procuradores e promotores de Justiça, que dialogam com estudantes sobre as funções da instituição e acerca de temas atuais da área jurídica.

Texto: Flávio Herculano – Ascom MPTO





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

9 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

10 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

10 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

11 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

11 horas ago