Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


As ferramentas e projetos que o Ministério Público do Tocantins (MPTO) possui para garantir o acesso do cidadão à instituição foram destaque em palestra realizada nesta quinta-feira, 25, pelo promotor de Justiça Abel Leal, em mais uma edição do projeto “Saber MP – Democratizando o conhecimento”,que recebeu, em Palmas, acadêmicos de direito da Universidade Mauricio de Nassau (Uninassau).

Iniciativas como o aplicativo MPTO Cidadão, a Carta-Resposta e a Sala de Atendimento ao Cidadão buscam garantir que as demandas de qualquer pessoa, em qualquer lugar do Tocantins, cheguem ao Ministério Público. “Buscamos esclarecer qualquer dúvida de quem chega ao MPTO e providenciar o devido encaminhamento. Mesmo quando o atendimento não é da nossa competência, garantimos que o cidadão saia daqui sabendo que órgão deve procurar”, disse o promotor. 

Leal destacou que o projeto Saber MP também cumpre este importante papel de levar informação à sociedade, já que os estudantes aprendem mais sobre a instituição e seus serviços e saem daqui como multiplicadores em suas comunidades. 

Na abertura, a diretora da Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESPM), Vera Nilva Álvares Rocha Lira, também falou que o atendimento ao cidadão é o “carro-chefe do Ministério Público”, ao destacar a importância de que os estudantes compreendam o leque de atuação do MPTO, tanto judicial quanto extrajudicialmente.

A visita guiada pelo promotor de Justiça encerrou o evento. Estudantes puderam tirar dúvidas e entender em detalhes o papel de cada promotoria e departamento da instituição.

Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto “Direitos e Deveres do Cidadão” vence o Prêmio EducaJus de Papo com a Justiça, em Novo Acordo

O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…

30 minutos ago

Com mais de 60 novos processos de violência doméstica em 2025, Novo Acordo firma pacto e instala símbolo permanente contra o feminicídio

Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…

2 horas ago

TJTO suspende prazos processuais nesta segunda-feira (3/11)

Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas ressalta papel das USFs no cuidado à saúde do homem | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas ressalta papel das USFs no cuidado à saúde do homem Política Nacional…

4 horas ago

Estudantes da rede municipal de Palmas participam de palestras sobre prevenção ao uso do cigarro eletrônico | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da rede municipal de Palmas participam de palestras sobre prevenção ao uso do cigarro…

5 horas ago

Grupos prioritários de Palmas começam a tomar vacina atualizada da gripe | Prefeitura Municipal de Palmas

Grupos prioritários de Palmas começam a tomar vacina atualizada da gripe Prefeitura de Palmas tem…

5 horas ago