Dois projetos desenvolvidos no Ministério Público do Tocantins (MPTO) foram apresentados nesta quinta-feira, 1, no Congresso de Inovação e Tecnologia, que está sendo realizado em Florianópolis (SC) e reúne representantes de MPs de todo o país.
O evento, que segue até esta sexta-feira, 2, é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).
Em Santa Catarina, o MPTO apresentou o aplicativo para dispositivos móveis “MPTO Cidadão” e o módulo do eSocial incorporado ao Athenas (sistema central de administração da instituição).
‘Radar ambiental’
O chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DMTI), Ernandes Rodrigues da Silva, apresentou uma novidade que será incorporada ao aplicativo: o “Radar Ambiental”, que vai mostrar estatísticas referentes a queimadas e desmatamentos no Estado, além de revelar, em um mapa, os locais em que ocorrem.
O aplicativo, implantado em agosto do ano passado, permite o acesso do público a serviços do Ministério Público a partir de celulares e tablets, 24 horas por dia.
eSocial
O servidor Rayson Romulo apresentou aos presentes como o MPTO se tornou referência na adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
A instituição deu, inclusive, várias consultorias a outros órgãos do Estado a respeito da migração do sistema. O eSocial é uma ferramenta de registro, elaborada pela União, que facilita a administração de informações relativas aos trabalhadores.
MPTO referência
Também estão no Congresso o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior; e a chefe de cartório do MPTO, Natália Fernandes Machado Nascimento.
“A apresentação desses dois projetos evidencia a excelente capacidade de desenvolvimento do Ministério Público do Tocantins na área de tecnologia e inovação, e coloca a instituição em destaque no cenário nacional para contribuir com o desenvolvimento do Ministério Público brasileiro”, afirmou Abel Andrade.
Programação
Na programação, em Santa Catarina, estão sendo realizadas palestras com nomes reconhecidos nacionalmente, como a consultora nas áreas de inovação e marketing digital Martha Gabriel, o consultor em marketing pessoal, criatividade, liderança e tendências Murilo Gun e o especialista em ciência, tecnologia e inovação Leandro Mattos. (Texto: João Pedrini/MPTO)
Unidade de Saúde da Família Isabel Auller promove blitz do Dezembro Vermelho na Arso 23,…
O Núcleo de Apoio às Comarcas do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nacom/TJTO) encerra 2025…
Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas…
Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas Equipes da Secretaria Municipal…
Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º…
Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em…