Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


A palestra do promotor de Justiça Adriano Zizza Romero, sobre a “A atuação do MP na Formalização dos Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs)”, recebeu o maior número de inscrições no segundo dia da Semana Acadêmica do Curso de Direito da Fasec. Ao todo, 80 estudantes participaram.

A exposição do tema aos alunos faz parte do projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento”, que foi criado no ano passado e tem como objetivo aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica.

A coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), Seila Alves Pugas, agradeceu a parceria com a Fasec e deu boas-vindas aos estudantes, na abertura da palestra. “Que possamos sair daqui, hoje, com mais conhecimento e com um excelente aprendizado”, disse.

A coordenadora do curso de Direito, Karine Alves Gonçalves Mota, afirmou que a palestra foi muito produtiva e enriquecedora, proporcionando aos alunos uma experiência inédita, diferente do que é aprendido em sala de aula. “Aqui eles tiveram contato com a prática, a partir de exemplos reais, com situações que ocorrem no dia a dia. E isso é muito importante para o aprendizado”, disse.

Confira a galeria de fotos.

O estudante Júlio César Sousa Silva, que cursa o 6º termo, falou que as explanações do promotor ajudaram a entender melhor os ANPPs. “A gente estuda durante as aulas, mas ter contato direto com quem formaliza os acordos é diferente e mais elucidativo. Aprendemos muito mais”.

Na palestra, Adriano Zizza expôs, detalhadamente, os aspectos jurídicos, o contexto do surgimento dos ANPPs no país e as vantagens desse tipo de acordo. “É bom para quem é o investigado, bom para o Ministério Público e também para o Poder Judiciário, porque ‘desafoga’ o sistema, retirando milhares de processos penais que demorariam anos para serem julgados”, afirmou. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Justiça Cidadã no Cerrado é celebrada por autoridades como exemplo de união para superar barreiras e garantir direitos fundamentais em região remota

Mais do que palavras faladas ao vento, uma entrega de “obras” que “cantam aos corações”…

12 horas ago

TJTO celebra cooperação e realiza sonhos com casamento comunitário em Mateiros

O entardecer do sol no cerrado jalapoeiro apadrinhou a emoção que se assomou em Mateiros,…

13 horas ago

Comissão do Ministério Público elogia estrutura e trabalho social da Guarda Metropolitana | Prefeitura Municipal de Palmas

Comissão do Ministério Público elogia estrutura e trabalho social da Guarda Metropolitana Visita institucional destaca…

14 horas ago

Comarca de Paraíso do Tocantins funcionará em regime de plantão nesta quinta-feira (23/10)

Em razão do feriado municipal desta quinta-feira (23/10), em comemoração ao aniversário do município de…

14 horas ago

Servidoras da Educação de Palmas participam de palestra sobre autoconhecimento e cuidado físico | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidoras da Educação de Palmas participam de palestra sobre autoconhecimento e cuidado físico Atividade aconteceu…

15 horas ago

TJTO regulamenta novo programa de estágio remunerado com foco em aprendizado prático e inclusão

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, no Diário da Justiça desta quarta-feira (22/10),…

16 horas ago