A palestra do promotor de Justiça Adriano Zizza Romero, sobre a “A atuação do MP na Formalização dos Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs)”, recebeu o maior número de inscrições no segundo dia da Semana Acadêmica do Curso de Direito da Fasec. Ao todo, 80 estudantes participaram.
A exposição do tema aos alunos faz parte do projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento”, que foi criado no ano passado e tem como objetivo aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica.
A coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), Seila Alves Pugas, agradeceu a parceria com a Fasec e deu boas-vindas aos estudantes, na abertura da palestra. “Que possamos sair daqui, hoje, com mais conhecimento e com um excelente aprendizado”, disse.
A coordenadora do curso de Direito, Karine Alves Gonçalves Mota, afirmou que a palestra foi muito produtiva e enriquecedora, proporcionando aos alunos uma experiência inédita, diferente do que é aprendido em sala de aula. “Aqui eles tiveram contato com a prática, a partir de exemplos reais, com situações que ocorrem no dia a dia. E isso é muito importante para o aprendizado”, disse.
O estudante Júlio César Sousa Silva, que cursa o 6º termo, falou que as explanações do promotor ajudaram a entender melhor os ANPPs. “A gente estuda durante as aulas, mas ter contato direto com quem formaliza os acordos é diferente e mais elucidativo. Aprendemos muito mais”.
Na palestra, Adriano Zizza expôs, detalhadamente, os aspectos jurídicos, o contexto do surgimento dos ANPPs no país e as vantagens desse tipo de acordo. “É bom para quem é o investigado, bom para o Ministério Público e também para o Poder Judiciário, porque ‘desafoga’ o sistema, retirando milhares de processos penais que demorariam anos para serem julgados”, afirmou. (Texto: João Pedrini/MPTO)
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da…
Quem espera por um precatório do Estado do Tocantins agora tem um novo motivo para…
“Aqui dentro não é fácil. Mas quando eu começo a ler um livro, eu saio…
O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…
O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…
05/02/2026 - 17:16 Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…