Como membro da Rede Colaboração Tocantins (RCT), que foi criada durante a pandemia com o intuito de promover e garantir educação pública e de qualidade, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou da abertura do Seminário EducaTO, nesta quarta-feira, 21, em Palmas, que reuniu representantes da rede e os executores do Projeto EducaTO.
O evento é destinado para profissionais da educação das redes e sistemas municipais de ensino/educação do Estado do Tocantins. A programação do seminário segue até sexta-feira, 23, e conta com oficinas pedagógicas, minicursos, palestras, relatos de experiências e painéis.
Durante abertura, o promotor de Justiça Benedicto Guedes, que atua na área da Educação, falou sobre a importância do Ministério Público do Tocantins participar da rede para conhecer e aprender com os profissionais da educação. “Nós buscamos fazer parcerias e ser um elo dessa corrente que trabalha para melhorar e fortalecer a educação”, enfatizou.
O promotor de Justiça ressaltou também que a Rede foi criada em um momento crítico e que deve permanecer com as atividades, pois os efeitos negativos da pandemia na aprendizagem dos estudantes ainda estão presentes e precisam de atenção.
Projeto EducaTO
O Projeto EducaTO tem o compromisso de promover formação continuada de professores que atuam na pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental e turmas multisseriadas de escolas do campo, indígena e quilombola, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem, e também monitorar o Processo de Gestão Pedagógica.
Sobre a RCT
A Rede ColaborAção Tocantins (RCT) foi criada pelas instituições com responsabilidade de promover e garantir educação pública, de gestão pública, laica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Além do MPTO, fazem parte da rede a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – Seccional Tocantins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Neste ano, 2023, passou a contar com a Secretaria de Estado da Educação. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…