Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


A fim de promover discussão propositiva sobre a implementação das políticas públicas educacionais nos Conselhos de Educação do Tocantins, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, nesta quinta-feira,17, o seminário “Conselhos Municipais de Educação: Planejamento, Controle Social das Políticas Públicas de Educação e seu Acompanhamento e Fiscalização Pelo MPTO”.

Integrantes do MPTO,  gestores e técnicos das secretarias municipais de educação, membros dos conselhos municipais de educação e representantes da sociedade civil participaram das discussões.

O evento foi conduzido pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação, promotor de Justiça Sidney Fiori, que frisou que o evento poderá ser a mola propulsora para criação de conselhos de educação, em todos os 139 municípios do Estado, visto que 11 municípios não dispõem deste órgão para atuar no planejamento do fomento à educação.

Em sua explanação, o promotor de Justiça do Ministério Público de Alagoas (MPAL), Lucas Sachsida Junqueira Carneiro, um dos palestrantes do seminário, discorreu sobre “O controle social na educação” e salientou que não é possível falar em gestão democrática sem citar o direito à educação.

Também colaborando com o evento, o promotor de Justiça que atua na área da educação da capital, Benedicto de Oliveira Guedes, considerou que o evento tem o objetivo de fortalecer as forças educadoras, visto que conselhos de educação são órgãos de caráter normativo, fiscalizador e consultivo e precisam ser fortalecidos. 

Programação

Pela manhã, o evento ainda contou com as palestras do professor Ítalo Brunno Paiva Gonçalves, que abordou o “Diagnóstico de sistemas de ensino do Estado do Tocantins”. 

No período da tarde, foi a vez da professora Ruth Soares Rodrigues, que discorreu sobre o tema “Parâmetros de legalidade e operacionalização da efetividade dos conselhos municipais da educação, como ela é”, e professora Elaine Aires Nunes, que abordou as “Atribuições do MP no acompanhamento e fiscalização dos conselhos de educação e os direitos e garantias para atuação do conselheiro”.

(Erlene Miranda-MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

9 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

10 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

12 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

14 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

14 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

14 horas ago