“Meus filhos não têm identidade ainda, mas agora vão ter.” A frase é da Hérika Alves, mãe de duas crianças de 4 e 9 anos de idade, alunas da escola Mestre Pacífico Siqueira Campos, em Palmas. Ela participou do lançamento do projeto Mini Cidadão, que vai possibilitar aos filhos dela e a outros estudantes de Palmas o acesso facilitado ao documento de identidade. Hérica reconhece a importância do documento, mas explicou que a correria do dia a dia acabou dificultando que ela levasse os filhos até o Instituto de Identificação para obter o documento.
Com o projeto, as crianças e adolescentes com idade de 0 a 12 anos de idade, matriculados em escolas e creches da capital, vão fazer o cadastro e receber o documento dentro da escola. Além disso, vão poder fazer o CPF e incluir outros dados como o número do cartão do SUS, a tipagem sanguínea e informações sobre condições especiais como o autismo, por exemplo. O lançamento foi realizado no pátio da escola, nesta terça-feira 22, com a presença da comunidade escolar.
Na abertura, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo destacou que um levantamento realizado pelo Centro de Apoio às Promotorias da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) apontou que 23 mil crianças não possuem carteiras de identificação, hoje, em Palmas.
“Fizemos este levantamento em parceria com a Secretaria de Educação do município, a partir das matrículas realizadas na capital. É um número assustador que nos mostrou o quanto esse projeto é importante, porque além de facilitar a localização, em um eventual desaparecimento dessas crianças, vai possibilitar a elas o acesso a diversos serviços públicos que ficam muitas vezes condicionados à apresentação de um RG”, disse.
Simbolicamente, as gêmeas Ana Vitória e Ana Clara Barros, de 14 anos, marcaram os dedos no cartão que será utilizado para a confecção do documento de identidade delas. Não esconderam a felicidade com a oportunidade de obter o documento. “É importante pra ser reconhecido em qualquer lugar, ainda mais que praticamente a gente precisa de RG pra tudo”, frisou Ana Clara.
As demais crianças da unidade escolar serão atendidas nos dias 24 e 25 de agosto, no pátio da escola, a partir das 8h30 da manhã. Para fazer o documento, precisam trazer apenas a certidão de nascimento.
As ações iniciam em Palmas e devem ser estendidas para todo o Tocantins.
Parcerias
O Projeto Mini Cidadão é uma iniciativa do Ministério Público do Tocantins, por meio do Centro de Apoio às Promotorias da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), em parceria com o Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Receita Federal e Secretaria Municipal de Educação.
Desaparecimentos
Shara e a filha Jennifer, que também participaram do lançamento do evento, elogiaram a ação. “Minha filha já tem RG, eu fiz quando ela tinha dois anos de idade porque acho importante, mas vou aproveitar a oportunidade pra fazer outra aqui”, disse. Segundo a mãe, a realidade da região onde moram é que muitas crianças vêm e vão sozinhas para a escola, para o mercado, para a casa de um amigo. Dessa forma o perigo de um desaparecimento sempre assusta.
Em um Estado que está acima da média nacional de desaparecimentos, com 36,2 desaparecidos a cada 100 mil habitantes, garantir a identificação biométrica destas crianças, desde a primeira infância, pode significar agilidade e segurança nas buscas de uma pessoa desaparecida ou até mesmo dificultar o tráfico ou a adoção ilegal de crianças.
A promotora de Justiça isabelle Figueiredo destacou que diferente da certidão de nascimento, o RG tem a foto da criança, a impressão digital e o nome dos genitores ou responsáveis, dados que podem dificultar a ação de criminosos e facilitar a busca, localização e identificação em caso de desaparecimento.
(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)
Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…
Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…
Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…
Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto…
Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar Levantamento foi realizado nos…
Publicada no Diário da Justiça nº 6031, nesta terça-feira (20/01), a Recomendação nº 4 da Corregedoria Geral da…