Estudantes da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, participaram na manhã desta quinta-feira, 31, de mais uma edição do projeto “Aprendendo Direito e Resgatando a Cidadania”, do Ministério Público do Tocantins.
O promotor de Justiça Rodrigo Alves Barcellos, coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), ministrou a palestra “Os direitos fundamentais e as atribuições do Ministério Público do Tocantins (MPTO)”.
“É muito bom contribuir com o projeto, porque aproxima de forma mais direta o Ministério Público da sociedade. E esse contato com estudantes é ainda mais especial, porque podemos falar sobre direito e cidadania com adolescentes. É nesse período da vida que eles começam a formar o caráter e sua conduta como cidadão, por isso é tão importante que esse tipo de informação seja disseminado agora”, afirmou o promotor.
O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Tocantins, que tem o objetivo de repassar ensinamentos teóricos sobre direitos e realizar atividades práticas relacionadas à defesa da cidadania, contribuindo para a formação dos estudantes. As ações são executadas pelo MPTO, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Também estão envolvidos no projeto alunos do campus do IFTO de Paraíso do Tocantins.
A procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), demonstrou satisfação ao receber os estudantes na sede do MPTO na manhã desta quinta-feira. “Ver todos aqui, reunidos, se motivando, fazendo perguntas, interessados no assunto, é muito gratificante. Mostra que estamos atingindo nosso objetivo”, disse.
Na abertura do evento, a coordenadora de pesquisa e extensão do Cesaf/ESMP, Seila Alves Pugas, ressaltou a importância de trabalhar o tema também em sala de aula. “Os assuntos que serão tratados aqui, hoje, deverão ser trabalhados também na escola. Assim, eles poderão replicar, em casa e com seus colegas, o que foi aprendido no Ministério Público em relação à cidadania e a direitos”, afirmou.
A diretoria da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, professora Vanuzia Amorim de Oliveira Aires, falou que a palestra pode servir de estímulo aos estudantes. “A partir das informações, eles podem usar o que aprenderam em favor da comunidade onde vivem. Esse estreitamento entre escola e Ministério Público é de extrema relevância para todos nós”, afirmou.
Para a estudante Emilly Ribeiro Noronha, a palestra foi muito enriquecedora. “Aprendi muita coisa nova. Aprendi que temos muitos deveres, mas muitos direitos também. E que podemos reivindicá-los. Ter essa noção de cidadania vai ser importante para o resto da minha vida”, afirmou.
Além de Vera Nilva, Seila e da diretora da escola, integraram a mesa de honra, na abertura do evento, a técnica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo, Quilombola e Diversificada, da Superintendência Regional de Educação de Palmas, Adalzisa Ramos dos Santos; e a gerente de programas e projetos pedagógicos, Maria Nunes de Barros Lourenço, que representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Pereira Vaz. (Texto: João Pedrini/MPTO)
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…