O Ministério Público do Tocantins (MPTO) em ação articulada com o Ministério Público Federal (MPF), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sebrae, Naturatins e os Municípios de Palmas e Lajeado empreenderam, no último dia 1º, visita ao Sítio Arqueológico Caititu, localizado em Lajeado.
Por parte do MPTO, acompanharam os trabalhos a procuradora de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo e o promotor Vinícius de Oliveira e Silva.
Durante a visita, a equipe verificou a estrutura local, além da viabilidade de fazer melhorias no ambiente, que conta com a presença de registros rupestres ao longo de 50 metros de um paredão arenítico.
A ideia dos órgãos e instituições é unirem-se para traçar estratégias para o desenvolvimento de projetos de estruturação e elaboração de planos de visitação, a fim de contribuir com a preservação dos sítios arqueológicos catalogados no Tocantins, pelo Iphan.
Conforme os membros do MPTO, foi pontuada a necessidade de formação de guias e condutores locais, além um trabalho de sensibilização junto aos proprietários para que possam se inteirar sobre a importância de conservação destes locais e a possibilidade de desenvolvimento do empreendedorismo nos sítios arqueológicos, beneficiando, assim, toda a comunidade local.
Sítios no Tocantins
Segundo representantes do IPHAN, os sítios arqueológicos são inseridos em projetos de conservação, economia criativa e outros, com vistas ao monitoramento da conservação, por meio de fiscalização realizada pelo Instituto.
Atualmente, o IPHAN possui três processos instaurados neste âmbito no Tocantins, um referente a seis sítios arqueológicos na cidade de Novo Acordo; um na cidade de Chapada da Natividade, referente à Igreja do Rosário (pesquisa arqueológica e projeto paisagístico); e um na cidade de Arraias, referente à Chapada dos Negros.
O IPHAN possui ainda uma lista de aproximadamente dois mil sítios arqueológicos localizados no Tocantins que precisam ser inseridos nos projetos de conservação.
(Erlene Miranda-Ascom MPTO)
Casa do Empreendedor ultrapassa 100 mil atendimentos em 2025 e amplia serviços aos empreendedores palmenses…
Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mesmo…
Prefeitura de Palmas publica resultado final do Programa Municipal de Incentivo à Cultura 2025 Dos…
Prefeitura de Palmas amplia ações de conservação urbana em diferentes regiões Serviços abrangem cuidados com…
Prefeitura intensifica manutenção de áreas com vegetação na Av. JK, na Arso 142 e na…
Município de Palmas realiza força-tarefa de limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos no…