Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Com o intuito de discutir a pesquisa científica como meio de desenvolvimento social, econômico e sua contribuição para o aprimoramento das instituições de Justiça, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) sediou nesta quarta-feira, 11, o Seminário Interdisciplinar de Pesquisas Empíricas Aplicadas às Ciências Jurídicas, Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

O evento é promovido de forma conjunta pelo MPTO, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público do Tocantins (Cesaf-ESMP); do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat); e pelo Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A palestra foi proferida pela docente do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Dra. Luciana Silva Garcia, que abordou o tema:  “Nucleação de Grupos de Pesquisa em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Acesso à Justiça: desafios e possibilidades jurídico-institucionais”.

Na sua abordagem, ela ressaltou a importância da pesquisa empírica em direito para a garantia do acesso à Justiça, promoção de direitos humanos e desenvolvimento de políticas públicas.

A docente elencou ainda os principais problemas da pesquisa em direito, que segundo ela são: a lógica da petição ou parecer, o padrão de argumentação, o sincretismo teórico, a aleatoriedade jurisprudencial e outros.

Pronunciamentos 

O  procurador-geral de Justiça, mestrando Luciano Casaroti, em seu pronunciamento, salientou a relevância da parceria do MPTO com as instituições educacionais para a capacitação de seus integrantes, por meio dos programas de pós-graduação e reforçou que a gestão tem trabalhado para qualificação de seus servidores e membros e buscado, rotineiramente, o aprimoramento da escola superior da instituição.

Já a diretora-geral do Cesaf/ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, afirmou que a pesquisa é necessária para o desenvolvimento social. “O conhecimento humano só será aprimorado a partir do momento em que nos debruçarmos sobre ensino e pesquisa, pois é desta forma que poderemos oferecer à sociedade um trabalho cada vez mais efetivo e eficaz para os problemas sociais que são levados a nós por meio dos estudos”.

Representando o Poder Judiciário, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Roniclay Alves de Morais, também reafirmou a importância da parceria com o MPTO e declarou que a capacitação dos integrantes do Sistema de Justiça é a mola mestra para que se possa fazer uma prestação jurisdicional de qualidade.

Participantes

Estiveram presentes na abertura do seminário o terceiro diretor adjunto da Esmat, Wellington Magalhães; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT-Esmat), Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira; o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), promotor de Justiça Pedro Evandro de Vicente Rufato; e a professora e vice-coordenadora do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Patrícia Medina.

Transmissão

O evento também foi transmitido, ao vivo, pela plataforma EadCesaf, direcionada a integrantes do MPTO, do Poder Judiciário e do Sistema de Justiça, além de estudantes dos programas de pós-graduação e comunidade em geral.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário do Tocantins reforça que importunação sexual é crime

Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…

14 horas ago

Judiciário do Tocantins funciona em regime de plantão durante o Carnaval

Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…

15 horas ago

Ação inédita une os três Poderes do Brasil no enfrentamento ao feminicídio

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…

16 horas ago

CGJUS abre calendário correicional de 2026 destacando diálogo, acessibilidade e fortalecimento do 1º grau

“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…

17 horas ago

Diretor Geral da Esmat é homenageado com medalhas da Esmam e da Emerj na abertura do LXII Copedem

Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…

18 horas ago

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026 | ASN Tocantins

O Carnaval no Brasil, historicamente associado à festa e à celebração popular, é também considerado…

19 horas ago