O promotor de Justiça Airton Amilcar Machado, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína, promoveu uma audiência administrativa com a Prefeitura de Araguaína para discutir o teor da Lei Complementar n° 071/2019, que dispõe sobre o limite máximo de som ambiente no perímetro urbano.
A Lei, proposta pela Prefeitura e aprovada pela Câmara de Vereadores, permite o limite máximo de som de até 75 decibéis (db) em ambientes e eventos, sendo superior ao determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 10151, que define o máximo aceitável em 55 db durante o dia e 50 db à noite, em áreas residenciais.
Esse limite da lei municipal, superior ao estabelecido pela ABNT, tem provocado reclamações de moradores de Araguaína.
Como a deliberação da audiência, ficou estabelecido o prazo de 30 dias para que o Município apresente ao MPTO informações técnicas que justifiquem a alteração da proteção ambiental prevista na legislação federal ou para que promova a revogação da norma municipal.
Também ficou acordado que a Prefeitura articulará a criação de um grupo de trabalho para apurar os níveis de poluição sonora nos bares da cidade. O grupo será formado por representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Procuradoria Municipal e do Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe).
Representantes
A audiência foi realizada no dia 10 de outubro, e contou com a presença do engenheiro ambiental Marcos Oster, do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Tocantins, além de fiscais da prefeitura e representantes da Câmara de Vereadores, da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Civil.
(Erlene Miranda/MPTO)
Prefeitura de Palmas reúne conselhos de classe para debater procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos…
Incentivos à formação de professores para a educação básica foram aprovados pelo Senado nesta quarta-feira (17). Eles…
Prefeitura de Palmas finaliza licitações do Centro de Parto Normal e de Policlínica na região…
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e o Governo do Estado, por…
Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Palmas realiza mais de mil atendimentos mensais Espaço…
Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre cuidados essenciais para viajar com pets Secretaria de Proteção…