Ciente da importância da remição de pena como incentivo ao bom comportamento dos presos e à sua readaptação à sociedade, a promotora de Justiça Luma Gomides de Souza, da 3ª promotoria de Justiça de Gurupi, apresentou a representantes dos municípios que integram a comarca de Gurupi o projeto “Fábrica de artefatos cimentícios”, que está sendo executado na Unidade de Tratamento Penal de Cariri.
Segundo a promotora de Justiça, o intuito da reunião, realizada nesta quinta-feira, 9, foi conscientizar os gestores sobre a importância do trabalho para a ressocialização dos presos. “O projeto concede aos custodiados o conhecimento necessário sobre profissões que servirão de sustento após a soltura, reduzindo a possibilidade de reincidência”, afirma.
Ainda segundo a representante do Ministério Público, a intenção é realizar parcerias com os municípios, que fornecerão os insumos necessários para o funcionamento da fábrica, recebendo, em troca, o material produzido, conforme suas necessidades, tudo a baixíssimo custo.
“O benefício maior, contudo, refere-se ao ganho social, pelo aprendizado do preso e pela possibilidade de que alcancem o próprio sustento e de sua família por meio de um trabalho digno”, finalizou.
A reunião contou com a presença de policiais penais da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que participaram da apresentação do projeto e esclareceram dúvidas.
Atualmente, a Unidade de Tratamento Penal de Cariri tem capacidade para produção de bancos, bloquetes, mesas e vasos de diversos tamanhos, tendo o cimento como matéria-prima.
Municípios
Todos os municípios que integram a Comarca de Gurupi foram convidados para a reunião, porém participaram representantes das cidades Crixás, Cariri e Dueré.
(Erlene Miranda – Ascom MPTO)
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…
O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…
Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…
Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…
O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…