Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Conhecer o Ministério Público do Tocantins e suas atribuições. Esta foi a missão dada a 30 estudantes de Paraíso do Tocantins, alunos do 2º período do curso de direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Para cumpri-la, eles participaram nesta sexta-feira, 17, de mais uma edição do “Projeto Saber MP – Democratizando o Conhecimento” em Palmas. 

O funcionamento e as atribuições do MPTO foram apresentadas de duas formas diferentes. Primeiro os acadêmicos foram recebidos pelo subprocurador-geral de Justiça e chefe de gabinete, Abel Leal, que percorreu as instalações e apresentou a estrutura e informações sobre cada departamento.

Após a visita ao prédio, os alunos assistiram a uma palestra com a promotora de Justiça Thaís Cairo, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional. De forma descontraída, ela apresentou as múltiplas atribuições do Ministério Público e contou curiosidades sobre o dia a dia do trabalho de um promotor de Justiça, destacando a atuação extrajudicial da instituição, que tem o objetivo priorizar a resolutividade nos litígios e o acolhimento, atendendo às demandas sociais com mais eficiência. 

É a Justiça 5.0, destacou a promotora. “O nosso objetivo maior é o quê? É a sociedade, é a população onde estamos inseridos. Porque resolver processos é do nosso dia a dia, mas temos que ir além. Temos que ter esse olhar de um grande escritório resolvedor de problemas e demandas sociais”, frisou. 

Boas surpresas

Para os alunos, a tarefa dada foi bem cumprida. Foi uma manhã cheia de boas surpresas, que ampliaram a visão que eles tinham do MPTO. “Eu  estava muito ansioso por essa visita. Porque a gente acaba tendo uma ideia do que é o Ministério Público, mas quando chega aqui, percorre o prédio e ouve os promotores, a gente se surpreende”, explanou o estudante João Vitor Macêdo. 

A visita também foi surpreendente para Samira Miranda. “Eu  sabia que existia o MP, o básico, como a maioria das pessoas, mas eu não sabia ao certo quais eram suas atribuições e suas funções específicas e achei muito interessante”, disse. 

“Achei muito interessante e importante participar desse projeto, não só para o Ministério Público, que tem a oportunidade de se apresentar para a sociedade através dos alunos do curso de direito, mas também para eles, futuros profissionais, e quem sabe até futuros colegas de profissão que tiveram a chance de conhecer de perto a instituição”, destacou a promotora de Justiça ao falar do projeto.

Tema


O Ministério Público é uma instituição que tem como responsabilidade a manutenção da ordem jurídica e a fiscalização do poder público em várias esferas. 

De acordo com a Constituição Federal, o MP é indivisível, tem autonomia para exercer suas funções, independência financeira e administrativa. 

Estão entre suas principais atribuições: Defender a ordem jurídica, defender o regime democrático, os interesses sociais e os interesses individuais indisponíveis.

Clique Aqui para acessar o Álbum de fotos

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO promove ação pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quarta-feira (10/9), uma ação alusiva ao…

5 minutos ago

População já pode acessar consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de resíduos domiciliares em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

População já pode acessar consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de resíduos domiciliares…

17 minutos ago

Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com animais durante período de baixa umidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com animais durante período de baixa umidade Defesa Civil…

45 minutos ago

Em conferência, secretária de Ação Social de Palmas reafirma compromisso da gestão com políticas voltadas a pessoas idosas | Prefeitura Municipal de Palmas

Em conferência, secretária de Ação Social de Palmas reafirma compromisso da gestão com políticas voltadas…

57 minutos ago

Lei libera R$ 520 milhões para ações de defesa civil — Senado Notícias

O Congresso Nacional promulgou a lei que abre crédito extraordinário de R$ 520 milhões em…

59 minutos ago

TJTO participa do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos em Brasília

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença no 1º Encontro Nacional do Programa…

1 hora ago