Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos (Navit), órgão do Ministério Público do Tocantins (MPTO), passou a contar com uma sala no Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra) de Palmas. O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira, 19, e tem a finalidade de oferecer assistência jurídica e psicossocial a quem sofreu crimes violentos, domésticos, sexuais, patrimoniais ou abuso policial.

O atendimento no núcleo será prestado pelos acadêmicos dos cursos de direito e psicologia, mediante orientação e supervisão dos professores-orientadores.

O assessor especial jurídico da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), promotor de Justiça Celsimar Custódio, participou da inauguração da sala do Navit representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e ressaltou o esforço da gestão para aproximar o MPTO da sociedade e proteger os direitos dos cidadãos.

“A Administração Superior, nos últimos três anos, tem buscado a aproximação do Ministério Público com a sociedade, em especial com as universidades e faculdades, tendo como finalidade mostrar o verdadeiro papel que a instituição desempenha, não só a atuação punitiva, mas, principalmente, na questão restaurativa”, explicou o promotor de Justiça.

Durante a solenidade, a coordenadora do Navit, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, falou sobre a importância da parceria entre o MPTO e a universidade, com o intuito de garantir apoio humanizado à vítima e promover a mudança de paradigmas sociais e jurídicos.

“A criação do Navit e sua extensão para o âmbito das faculdades, iniciando-se pela Ulbra, é fundamental para mudar a perspectiva social sobre a vítima. Não se trata somente de um trabalho de amparo momentâneo, mas sim de uma mudança de olhar em relação à vítima, revendo sua posição dentro da sociedade e mostrando que existe um caminho de confiança dentro sistema”, destaca a coordenadora do Navit.

Já o reitor da Ulbra, Marcelo Müller, destacou a importância do núcleo para a efetivação do tripé da universidade, ensino, pesquisa e extensão. “O Navit é importante para nós, pois se torna um ambiente de vivência e prática, proporcionando qualificação no processo ensino-aprendizagem. Além disso, viabiliza atender nossa comunidade, por meio do acolhimento, resolução de conflitos e sensação de bem-estar”, finaliza. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…

11 horas ago

Critérios de distribuição do Fundeb podem ser aprimorados, dizem debatedores — Senado Notícias

Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…

11 horas ago

Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco

A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal…

12 horas ago

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei Em ação solidária apoiada…

12 horas ago

Nota técnica do TJTO para ações indevidas sobre sistema de crédito do Banco Central é aprovada pelo Grupo Decisório do Centro Nacional de Inteligência

A Nota Técnica TJTO n. 17/2025, elaborada pelo Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento…

13 horas ago