Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Com o intuito de fiscalizar a prestação adequada de serviços em saúde, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou nesta terça-feira, 6, três audiências administrativas com representantes do Estado do Tocantins para tratar sobre regulação de pacientes de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), ampliação do Centro Estadual de Reabilitação (CER) e reconhecimento facial dos profissionais que atuam nas unidades de saúde.

As audiências foram presididas pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro, que atua na área da saúde da capital. 

A primeira audiência teve como finalidade cobrar a implantação do projeto de reconhecimento facial, com intuito de controlar a frequência dos profissionais da saúde nas unidades estaduais. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, informou que o processo licitatório está em andamento. Diante disso, uma nova audiência foi designada para 12 de abril para que sejam apresentadas novas informações sobre a implantação.

Ampliação do CER

Na segunda audiência, o promotor de Justiça tratou sobre o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e requereu que seja ampliado o serviço no CER.

O secretário informou que será realizada licitação para a gestão do Centro, a fim de sanar a demanda reprimida por tratamento. 

Uma nova audiência foi marcada para 7 de maio.

Regulação de pacientes

A última audiência teve o intuito de compreender como acontece a regulação de pacientes de UTI cujas famílias recusam a internação em estabelecimento de saúde situado em localidade diferente daquela onde eles residem. 

O promotor de Justiça orientou que a SES-TO realize consulta junto à Procuradoria do Estado, para elaborar parecer definindo as providências a serem adotadas nos casos em que a família não autoriza a internação em local diverso.

(Shara Alves de Oliveira/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

20 horas ago

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil Ação aconteceu na manhã…

22 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para…

23 horas ago

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São Paulo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São…

23 horas ago

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

2 dias ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

2 dias ago