Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Gerson Krahô é indígena da aldeia Forno Velho, em  Itacajá. Pelo menos uma vez por mês ele ou alguém da família vai à cidade fazer compras. Na última visita, além dele, crianças, idosos e uma pessoa com deficiência física foram transportados, até o limite do município, na carroceria de uma camionete, sem condições mínimas de segurança. 

“Todo mês fazemos compras aqui na cidade. E é sempre assim, a gente aproveita para vir à cidade resolver tudo que a gente precisa. Viemos na carroceria , amontoados. Sabemos que é perigoso, mas é o que acontece”, disse. 

A situação de Gerson foi flagrada, no último dia 08, pela promotora de Justiça de Itacajá Carolina Gurgel, que chamou a polícia e acompanhou a prisão de um comerciante local, apontado pelos indígenas como o responsável pelo veículo. Encaminhado à delegacia, o comerciante deve responder por colocar a vida e saúde dos indígenas em  perigo direto e iminente.(art.132 do código penal).

Segundo a promotora de Justiça de Itacajá, infelizmente, o transporte irregular ainda é comum na cidade e, nesta quinta-feira, 22, virou alvo de recomendação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) direcionada a instituições públicas e privadas, para garantir a segurança no transporte de pessoas hipervulneráveis, como crianças e indígenas, na região. 

Atuação


Na última terça-feira, 21, a promotora de Justiça participou, na aldeia Krahô Mangabeira, de uma reunião com representantes dos indígenas, Prefeitura municipal, comerciantes  e Fundação Nacional do Índio (Funai) para tratar do assunto. Segundo ela, foram vários os relatos de transporte sem proteção mínima de segurança e em flagrante desrespeito às normas de trânsito vigentes e aos direitos humanos fundamentais, já que algumas manifestações citam carrocerias sujas de sangue animal e fezes de bovinos. 

Nesta quarta-feira, 22, outra reunião foi realizada, desta vez reunindo comerciantes, Prefeitura, Câmara Municipal de Itacajá e Detran Tocantins a fim de buscar soluções para os problemas. “Além da Recomendação, vamos abrir um procedimento em relação a denúncias de atendimento comercial discriminatório e de retenção indevida de documentos pessoais do povo Krahô, para fins de orientação aos órgãos públicos locais”, esclareceu a promotora de Justiça. 

Recomendação

Na recomendação, o MPTO requereu à Prefeitura de Itacajá que comprove a realização de obras de manutenção das estradas que dão acesso às aldeias indígenas e povoados pertencentes ao município, viabilizando o tráfego de veículos de transporte coletivo (ônibus, vans, micro-ônibus e/ou equivalentes).

A Prefeitura também deve prestar contas dos recursos recebidos para manutenção das estradas e aquisição de combustível, em razão do Termo de Cooperação firmado em 2023,  com a Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) e parceria com a Funai.

O Município ainda deve elaborar um plano de ação coordenada da rede de assistência social local, em colaboração com a Funai, Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e Secretaria Estadual dos Povos Originários, para monitorar aqueles que estão em situações de insegurança alimentar devido à impossibilidade de tráfego. 

Também deve providenciar o fornecimento de cestas básicas ou disponibilidade de veículo para transportar mercadorias de gênero alimentício às respectivas aldeias. O prazo dado é de 10 dias. 

Segundo a promotora, as medidas sociais são necessárias, pois ficou claro nos relatos colhidos durante as reuniões que existe um risco de falta de abastecimento das aldeias. 

Outros

No documento, a Associação de Comerciantes de Itacajá precisa comunicar aos donos de estabelecimentos de Itacajá e região que deixem de realizar o transporte de pessoas em veículos de carga, em desacordo com as leis de trânsito vigentes, sob pena de responsabilização civil, penal e administrativa.

Também há recomendação para que a  Polícia Militar oriente os policiais de Itacajá sobre a  necessidade de atuação ostensiva em relação aos problemas relatados.  

A Funai deverá prestar auxílio e orientação ao Município na adoção de mecanismos e políticas públicas voltadas ao transporte coletivo rural da população indígena local, inclusive com análise da viabilidade de parceria e/ou cooperação neste segmento. À  Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, caberá prestar auxílio e orientação ao Município na adoção de mecanismos e políticas públicas voltadas  à população indígena.

Histórico


A promotora de Justiça Carolina Gurgel ainda ressalta que  foram adotadas diversas medidas no âmbito extrajudicial, com o fim de solucionar a demanda administrativamente.

Além de reuniões com autoridades locais, regionais e estaduais, foi expedida recomendação, em junho de 2023, concedendo prazo para que o Município realizasse a manutenção das estradas e para que os comerciantes adquirissem veículos adequados, entre outras medidas.

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana Vistoria…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais Texto segue…

16 horas ago

acusado de esfaquear homem é condenado a 10 anos de prisão após júri

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis condenou José da Silva Feitosa,…

16 horas ago

Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário Aterro será…

16 horas ago

Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços de saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços…

17 horas ago

Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital Tilápia teve…

17 horas ago