O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou na terça-feira, 5, audiência administrativa para conhecer os projetos de zoneamento ambiental e urbano que resultarão na implantação de parques no entorno dos córregos Machado, Bota e Tira,Suçuapara e Cipó, em Palmas.
A promotora de Justiça Kátia Gallieta, que atua na defesa da ordem urbanística, presidiu o encontro e ressaltou que os projetos demonstram a preocupação do município com a preservação dos mananciais e com as áreas em seu entorno.
“O abastecimento de água da nossa cidade está diretamente ligado à qualidade da água desses rios e córregos que cortam a nossa cidade. Por isso é fundamental que eles sejam protegidos”, ressaltou a promotora de Justiça.
Também participaram da audiência os integrantes das Promotorias de Justiça que têm a atribuição de defender a ordem urbanística, além dos servidores do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma).
Durante a audiência administrativa, o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Lúcio Milhomem Cavalcante, explicou que os projetos são resultado da parceria entre o Impup e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e que a implantação dos parques tem o objetivo de promover a preservação ambiental, a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Os parques
Conforme informações do Impup, no Parque do Córrego Machado serão construídos equipamentos de lazer, esporte e cultura, além de um projeto de preservação do córrego Machado e dos ecossistemas às suas margens. Serão beneficiados os moradores dos bairros Santa Bárbara, Jardim Aureny I, II, III e IV, União Sul, Irmã Dulce e região circunvizinha.
No Parque do Sol, na região do setor Morada do Sol III, está prevista a proteção da nascente do Córrego Bota e Tira e, em seguida, a qualificação do Córrego Cipó. Ao fim deste processo, serão iniciadas as obras de implantação dos equipamentos de lazer, como academia, playgrounds e espaço multiuso para eventos e feiras.
Já na região central de Palmas, será implantado o Projeto Suçuapara Conecta, que ligará o Parque Linear dos Povos Indígenas até o lago de Palmas.
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…