Com a missão constitucional de promover a justiça e a efetividade dos direitos da sociedade, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), apresentou, na última quarta-feira, 10, a representantes de instituições com atuação na defesa de grupos vulneráveis, o projeto “Fala, diversidade”.
O projeto busca a atuação dos órgãos em ações voltadas à proteção e à inclusão das pessoas LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência e demais grupos sociais excluídos dos processos de garantias dos direitos.
No encontro, conduzido pela coordenadora do Caoccid, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, ela falou sobre o projeto, que inclui campanhas de conscientização, diálogos dirigidos sobre diversidade e inclusão; implementação de políticas nesta temática, ações de orientações em estabelecimentos de serviço, disponibilização de informativos com os locais de atendimento no MPTO a vítimas de violência, entre outras medidas.
Isabelle Figueiredo ressaltou que todos os presentes lutam pelo mesmo propósito, a paz e o respeito na sociedade, e a atuação conjunta nessas ações promoverá mudanças de perspectivas.
Ficou acordado que o projeto será encaminhado aos representantes das instituições para análise e contribuições, e em seguida, os gestores poderão aderir ao projeto.
Participantes
Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Estadual da Mulher, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Aliança Nacional LGBTI, Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Casa A+, Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
(Erlene Miranda – Ascom MPTO)
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…
Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro Planejar trajeto, respeitar…