Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) assinará, no dia 19 de abril, a adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A solenidade de assinatura será realizada às 13h50, no auditório do MPTO, e vai contar com a presença do conselheiro e presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jayme de Oliveira, do governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, dentre outras autoridades.

De iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o pacto visa estimular a participação da sociedade civil e a adesão formal dos entes das três esferas públicas de Poder. O principal foco é a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional mediante a conscientização da população prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti,  o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa importante, inspirada no diálogo interinstitucional com os principais órgãos e lideranças estaduais e nacionais, em defesa da vacinação. “Aqui no Tocantins, o MPTO está articulando também com os Municípios para que assinem o pacto e fortaleçam esta corrente em prol da saúde dos tocantinenses”, disse o PGJ.

MP na Vacina

Na sequência da assinatura do Pacto, o MPTO também realiza a cerimônia de premiação “Selo Município Amigo da Vacina”. Participam do evento 80 prefeitos, representantes do Legislativo e Executivo estadual e parceiros.

O selo faz parte do Projeto “MP na Vacina” e visa premiar os municípios tocantinenses que alcançaram a cobertura vacinal, preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente, e adotarem boas práticas na gestão de políticas públicas em prol da imunização. 

Apoiadores

O MP na Vacina é um projeto idealizado pelo CaoSaúde do MPTO e conta com o apoio dos promotores de Justiça das áreas da Saúde, Educação, Infância e Juventude e de parceiros como a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), BRK Ambiental,  Energisa, Fieto, Faciet, Faet, Unicef, Instituto Peabiru, Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Estadual de Saúde.

(Raquel Oliveira – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Congresso vota na quinta autorização permanente para reduzir IR — Senado Notícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou para quinta-feira (30), às 10h, uma sessão conjunta…

3 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia concessão de direitos aos servidores públicos no Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia concessão de direitos aos servidores públicos no Dia do Servidor…

4 horas ago

Com feriado do Dia do Servidor transferido, TJTO terá manutenção elétrica nesta sexta (31/10)

Com a transferência do feriado do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro,…

5 horas ago

Inscrições para curso sobre transparência e responsabilidade fiscal terminam nesta quarta, 29 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para curso sobre transparência e responsabilidade fiscal terminam nesta quarta, 29 Formação oferece 30…

5 horas ago

Aluno da rede municipal de ensino de Palmas representa o Tocantins na modalidade xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros | Prefeitura Municipal de Palmas

Aluno da rede municipal de ensino de Palmas representa o Tocantins na modalidade xadrez dos…

5 horas ago

Poder Judiciário participa do 2º TocantinsTech com debates sobre IA e cases de eficiência

O Poder Judiciário do Tocantins integra, de quarta a sexta-feira (29 a 31/10), a programação…

6 horas ago