Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


MPTO expede recomendação para evitar maus-tratos a animais e transtornos à população durante cavalgada em Gurupi

A fim de evitar maus-tratos aos animais e diminuir os transtornos à população com a interdição temporária de vias públicas durante a cavalgada de abertura 49ª Exposição Agropecuária de Gurupi, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu nesta quinta-feira, 09, recomendações para a realização do evento, marcado para o dia 28 de abril.

A recomendação, direcionada ao Sindicato Rural de Gurupi e à prefeitura municipal da cidade, foi expedida pela 7ª Promotoria de Justiça de Gurupi e visa antecipar o surgimento de maus-tratos e evitar as soluções extremas. 

Dentre as providências a serem adotadas estão as seguintes: tomar todas as medidas necessárias para diminuir os transtornos à população quanto à interdição temporária das vias do trajeto da cavalgada (das 9h às 19h); comprovar atestado de sanidade animal e exames de anemia infecciosa equina e mormo de todos os equídeos que vão participar do evento; e disponibilizar uma equipe de médicos veterinários para acompanhar a cavalgada e atuar em situações em que houver necessidade.

O documento ainda orienta que nos locais de concentração dos animais sejam oferecidos pontos de apoio com água e comida, desde o início até o término do evento e que seja evitada a distribuição e o consumo de bebidas alcoólicas pelos cavaleiros durante todo o trajeto da cavalgada.

Também não deve ser permitida a participação de animais que apresentem qualquer tipo de doença, deficiência física, ferimento ou estado de caquexia.

A recomendação foi direcionada à Polícia Militar,  Companhia de Polícia Ambiental, Diretoria de Meio Ambiente e à Agência Municipal de Trânsito e Transportes para que, dentro de suas atribuições, procedam à fiscalização com o intuito de coibir eventuais excessos e práticas ilegais que possam ocorrer durante a cavalgada.

O descumprimento das recomendações e normas que regulamentam o tema em questão sujeitará o descumpridor às sanções administrativas, civis e penais previstas na legislação pertinente.

(Raquel Oliveira  – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Capacitação prepara voluntários(as) para o 2º Mutirão Pop Rua Jud Tocantins nesta terça-feira (9/9)

Os(as) voluntários(as) inscritos(as) para o 2º Mutirão Pop Rua Jud Tocantins participam, nesta terça-feira (9/9),…

56 minutos ago

CDH votará projeto que estimula voluntariado entre jovens — Senado Notícias

O projeto de lei que prevê incentivos ao trabalho voluntário dos jovens (PL 4.159/2023) é…

17 horas ago

Senadora Professora Dorinha vota pela prisão preventiva de 21 investigados na CPMI do INSS • Senadora Professora Dorinha

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, na noita desta segunda-feira (1°),…

18 horas ago

Senadora Professora Dorinha propõe construção de plano estadual de resíduos sólidos no Tocantins • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha (União) abriu, nesta quinta-feira (4), em Palmas, o Encontro Estadual pela…

19 horas ago

Senado celebra na sexta-feira os 40 anos do Programa Calha Norte — Senado Notícias

O Senado promove na sexta-feira (12), a partir das 14h, uma sessão especial para comemorar…

20 horas ago

Senadora Dorinha celebra investimento de R$ 33 milhões para 192 novas moradias do MCMV em Palmas • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) comemorou a publicação da Portaria MCID nº 996, de…

20 horas ago