Nesta quinta, 25, e sexta-feira, 26, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) sediou o “Encontro Brasileiro de Surdos”, que abordou a temática de comunicação, pluralidade e diversidade na surdez. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Surdos Oralizados (Anaso), contou com o apoio da 10ª Promotoria de Justiça da Capital e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP).
O promotor de Justiça Benedicto de Oliveira Guedes Neto, titular da 10ª Promotoria Regional da Educação do Ministério Público, deu boas-vindas aos participantes e falou da satisfação do MPTO em receber o encontro, ressaltando que a instituição está sempre disponível para auxiliar e apoiar essas atividades.
Ainda segundo o promotor, por atuar na área da educação, ele sente-se no dever de promover a inclusão, a pluralidade e a diversidade, sendo o evento um momento de troca de experiências e ideias, com a participação de palestrantes renomados.
Para o organizador do encontro e representante da Anaso, Agnaldo Quintino, os diálogos são necessários para que a sociedade tenha conhecimento sobre o assunto. “Dentro da surdez há uma diversidade muito grande, pois tem surdo que é usuário de libras, que possui implante de coclear, que faz leitura labial e o bilíngue, que fala libras e português”.
Quintino explica que conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há quase 10 milhões de surdos, já no Tocantins são 66 mil e em Palmas, cerca de 22 mil pessoas que precisam de assistência e informações.
O encontro contou com a participação de surdos, estudantes de fonoaudiologia e medicina, além de pessoas da comunidade interessadas na discussão sobre o tema.
Palestras
A programação do encontro contou com a participação do professor e renovado otorrinolaringologista Faiez Bahamad Júnior, que em sua fala abordou as novidades do tratamento da surdez, bem como a origem dos aparelhos de audição e cirurgias de implante coclear e outros dispositivos.
A ação também teve palestras de fonoaudiólogo, psicólogo e intérprete de libras, que apresentaram temáticas relevantes sobre a surdez.
(Texto: Erlene Miranda – Ascom MPTO)
Prefeitura de Palmas abre vagas para servidores se aperfeiçoarem sobre práticas de controle ambiental Capacitação…
Curso voltado a servidores da Prefeitura de Palmas aborda Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos…
O Tribunal de Justiça manifesta pesar pelo falecimento da senhora Lucivanda Alves de Lima, irmã…
Seminário reforça importância dos Centros de Referência Especializados na rede de proteção de Palmas Evento…
Escola de Governo de Palmas abre inscrições para curso sobre monitoramento e avaliação da execução…
Guarda Metropolitana de Palmas reforça fiscalização durante período da piracema Ação visa proteger fauna aquática…