Pontos Chaves
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) realiza, no dia 17 deste mês, o seminário “A atenção e o cuidado às crianças e adolescentes em situação de violência sexual: desafios e perspectivas para a implementação da Lei 13.431/2017”.
O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá presencialmente no auditório do MPTO e também de forma online. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio pelo link: eadcesaf.mpto.mp.br
O seminário tem como objetivo debater a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes, com foco na implementação da Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida), da Lei 14.344/2022 (Lei Henry Borel) e do Decreto 9.603/2018. “Juntas, essas legislações instituíram um verdadeiro microssistema de defesa e de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência”, considera o coordenador do Caopije, promotor de Justiça Sidney Fiore.
O evento é uma iniciativa do Centro de Apoio às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), órgão auxiliar do MPTO, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP).
Desafios e soluções
Durante o seminário, especialistas abordarão os desafios enfrentados na implementação da lei, como a falta de recursos, a fragilidade da rede de proteção e a necessidade de mudança de cultura. Também serão apresentadas boas práticas e soluções para garantir o efetivo cumprimento da lei e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes vítimas de violência.
Público-alvo
O seminário é direcionado a membros e servidores do MPTO, profissionais da área de assistência social, saúde, educação, justiça, conselhos tutelares e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.
Informações adicionais
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Auditório do MPTO e plataformas online (Cisco Webex, EadCesaf e Youtube)
Inscrições: https://eadcesaf.mpto.mp.br/moodle/course/view.php?id=239
Contato: (63) 3216-7676.
(Shara Alves de Oliveira/MPTO)
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…
Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro Planejar trajeto, respeitar…