Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Pré-candidatas, ex-candidatas e mulheres interessadas na temática  da igualdade de gênero na política estiveram reunidas na última sexta-feira, 3, na sede das Promotorias de Justiça de Paraíso do Tocantins para participar do evento  “Diálogos sobre Mulheres na Política – Construindo Igualdade de Gênero nas Eleições de 2024”. 

O evento foi promovido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em articulação com pesquisadoras do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), e teve como objetivo promover o debate sobre a participação feminina no processo eleitoral de 2024. As discussões  também se estenderam sobre as novas regras eleitorais e os desafios a serem superados para alcançar a igualdade de gênero na política.

A promotora eleitoral Cynthia Assis de Paula, idealizadora do evento, destacou o papel fundamental do MPTO na promoção da igualdade de gênero na política. “O Ministério Público atua em diversas frentes para garantir a participação plena das mulheres na vida política, desde a defesa da legislação até o combate à violência e à discriminação”, afirmou.

A professora doutora Paula Gabriela Mendes Lima, pesquisadora do ONMP, que iniciou as discussões, afirmou que as desigualdades só serão superadas com a união feminina. “O grupo fortalece a mulher, e a mulher muda a política e promove justiça social”, destaca. 

No segundo momento, a professora doutora Najla Franco Frattari, também pesquisadora do ONMP, apresentou a pesquisa “De Olho nas Urnas: candidaturas de mulheres e monitoramento da igualdade de gênero nas eleições de 2024”.

Conforme a pesquisa, em 2020, 33,5% das candidaturas eram femininas, mas somente 15,8% das candidatas foram eleitas. “Mulheres pretas, pardas e indígenas ainda têm mais dificuldade de se candidatar e serem eleitas”, afirma a pesquisadora.

Reflexões e perspectivas

A vereadora de Divinópolis, Paula Gil, que participou do evento, ressaltou a importância de informar as mulheres sobre as novas regras eleitorais e de promover espaços de debate sobre os desafios e oportunidades para se alcançar a igualdade de gênero na política. “É fundamental que as mulheres se unam e lutem por seus direitos”, afirmou a vereadora.

O evento “Diálogos sobre Mulheres na Política: Construindo Igualdade de Gênero nas Eleições de 2024” foi um importante passo para fortalecer a participação feminina na política tocantinense. As palestras, debates e reflexões proporcionadas pelo encontro contribuirão para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde as mulheres tenham oportunidades iguais de participar da vida pública.

(Shara Alves de Oliveira/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tocantins participa da 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional

Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…

7 horas ago

Juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi visita Secretaria da Cidadania e Justiça

A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…

8 horas ago

office boy é condenado por furtar reboque e 20 botijões de gás em Babaçulândia

Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…

9 horas ago

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…

9 horas ago

Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições | Prefeitura Municipal de Palmas

Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…

10 horas ago

Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…

10 horas ago