Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Pontos-chave

  • MPTO e SSP fortalecem parceria para continuidade do projeto Minicidadão
  • Projeto já beneficiou quase 1000 alunos com documento de identificação
  • Reforma do Instituto de Identificação e novos sistemas da SSP facilitarão a execução do projeto

Na manhã desta quarta-feira, 22, aconteceu uma importante reunião entre a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, e o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira. O encontro teve como objetivo selar a continuidade do projeto “Minicidadão”, uma iniciativa idealizada pelo MPTO e executada em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação, a Secretaria Municipal de Educação de Palmas e a Receita Federal.

O projeto tem como finalidade emitir documentos de identificação para crianças e adolescentes da rede pública de educação, visando garantir seus direitos e promover sua cidadania. Essa iniciativa conjunta busca proporcionar ao público o acesso a um documento oficial de identificação, o que é essencial para o pleno exercício de seus direitos e para sua inserção na sociedade.

A reunião entre a promotora de Justiça e o secretário da segurança pública reforçou o compromisso de ambas as partes em dar continuidade a essa importante ação, que contribui para a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes do Tocantins.

No último mês, o projeto precisou ser temporariamente interrompido devido à reforma em andamento no Instituto de Identificação, localizado em Palmas, e também para a implementação de novos sistemas tecnológicos que irão facilitar a execução dessa importante iniciativa. 

Durante a reunião, a promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula explanou ao gestor estadual a relevância do projeto, que, desde o seu lançamento, em agosto de 2023, já beneficiou 956 crianças de 0 a 12 anos que residem na capital, através da emissão de carteiras de identidade. “A parceria entre as instituições envolvidas demonstra o comprometimento com a segurança e o bem-estar da juventude do Tocantins”, disse a promotora de Justiça. 

O secretário Wlademir Mota Oliveira destacou o compromisso da pasta em garantir a continuidade dessa parceria e ressaltou a relevância do projeto para assegurar a segurança das crianças e adolescentes. 

Workshop perigos digitais

Durante a reunião, também foi deliberada a colaboração da SSP no workshop de telecomunicação e consumidor, que será realizado pelo MPTO, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel/TO) nos dias 06 e 07 de junho, em Palmas. O evento contará com a realização de oficina sobre habilidades digitais na Escola  que receberá o projeto Minicidadão, no dia 06 com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os perigos digitais e o uso responsável das tecnologias.

Além da promotora de Justiça e do secretário da segurança pública, a reunião também contou com a participação da diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, e do superintendente da Polícia Científica, Edson Almeida.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

2 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

3 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

5 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

6 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

7 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

7 horas ago