O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) decidiram estabelecer parceria para atuarem em colaboração no enfrentamento de problemas que afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Estado. As primeiras tratativas aconteceram nesta sexta-feira, 5, durante reunião realizada em Palmas.
Conforme foi discutido, estudos já realizados pelo Unicef servirão de base para que se identifiquem os problemas mais urgentes no Estado e se definam os termos da parceria no Estado.
A intenção é que o Unicef participe da construção de soluções sugerindo metodologias de atuação, oferecendo capacitação, avaliando resultados e certificando os municípios que obtiverem os melhores resultados. O MPTO participará da execução das ações, envolvendo seus Centros de Apoio Operacional (Caops), as promotorias de Justiça e articulando a participação de prefeituras e de outros órgãos e instituições.
O especialista em saúde na Unicef, Antônio Carlos Cabral, agradeceu a disposição do MPTO para o trabalho conjunto. Considerando suas experiências em projetos desenvolvidos em outros estados do país, ele avaliou que é perceptível a melhoria nos resultados quando existe a participação do Ministério Público. Além dele, participou da reunião a articuladora estadual do selo Unicef pelo Instituto Peabiru, Edilene Borges Marinho.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, também mostrou entusiamo com a parceria, tendo destacado a excelência do trabalho desenvolvido pelo Unicef no país.
Por parte do MPTO, também participaram da reunião o ouvidor, Marcos Luciano Bignotti; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Araína Cesárea; o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Sidney Fiori Júnior; e o chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, João Ricardo de Araújo.
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da…
Quem espera por um precatório do Estado do Tocantins agora tem um novo motivo para…
“Aqui dentro não é fácil. Mas quando eu começo a ler um livro, eu saio…
O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…
O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…
05/02/2026 - 17:16 Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…