Com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana na capital, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou nesta sexta-feira, 5, da 2ª audiência pública, promovida pelo Município de Palmas com vistas à elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob).
Representaram o MPTO, no evento, a promotora de Justiça Kátia Gallieta e o promotor de Justiça Rodrigo Grisi Nunes, que atuam nas áreas da defesa da ordem urbanística e do consumidor, respectivamente.
No encontro, foi apresentado o diagnóstico da situação de mobilidade urbana na capital, que destacou a necessidade de melhorar as condições das calçadas, criar ciclovias e facilitar as travessias, com uso de semáforos e faixas elevadas.
O transporte público também foi outro assunto discutido. Para os especialistas, é necessário modernizar a frota, promover ações de valorização dos condutores e atendentes, estabelecer rotas exclusivas e realizar melhorias nos pontos de ônibus e estações.
Em relação ao tráfego de veículos, a sinalização e a instalação de semáforos foram citadas como ações indispensáveis à segurança no trânsito, com a finalidade de reduzir lesões e mortes.
A próxima fase da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) será a construção de prognóstico, que visa discutir sobre quais resultados serão gerados, caso não sejam tomadas atitudes para sanar os problemas de mobilidade urbana existentes no Município. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…