Categories: Estado

Portal do Ministério Público Estadual do Tocantins


Ferramentas que surgiram para garantir o atendimento do Ministério Público durante o período da pandemia continuam ativas e se mostrando grandes aliadas da instituição na prestação de serviços ao cidadão. É o caso dos atendimentos virtuais realizados pelas Promotorias de Justiça e órgãos do MPTO, a exemplo da área ambiental, em que o interessado se encontra, muitas vezes, na zona rural. 

Para isso, o Ministério Público do Tocantins se equipou, adquiriu equipamentos de ponta e plataforma para facilitar a atuação por meio virtual.

O promotor de justiça e coordenador da Força- Tarefa Ambiental do MPTO, Francisco Brandes Júnior, considera que os atendimentos virtuais têm sido eficientes, pois além de agilidade, possibilitam que o cidadão possa se conectar de qualquer local, necessitando apenas de um computador/celular e internet. 

Segundo ele, no segundo semestre de 2022, foram realizados pelo menos 130 atendimentos virtuais na Promotoria Regional Ambiental e Força- Tarefa Ambiental no Araguaia. Os atendimentos contemplaram advogados, as partes envolvidas, além de consultores e técnicos, que muitas vezes participaram simultaneamente, mesmo estando em diferentes regiões do Tocantins ou do Brasil.

Brandes ainda destaca que 90% dos atendimentos realizados pela força- tarefa foram virtuais, garantindo a agilidade que algumas denúncias e procedimentos necessitam. “Com a tecnologia existente,  integrantes  do MPTO e cidadãos conseguem compartilhar documentos, enviar imagens em tempo real e apontar a localização exata onde um crime ambiental pode estar acontecendo.

Investimentos

Conforme o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, nos últimos dois anos, a administração investiu fortemente na aquisição de equipamentos, no processamento de dados e conexão à internet, na aquisição de plataformas e softwares. “O foco da gestão foi o de modernizar ferramentas e aperfeiçoar procedimentos e rotinas de trabalho, bem como otimizar os recursos e os custos operacionais, em favor de uma atuação mais resolutiva, qualificada e dinâmica”, declarou. (Daianne Fernandes – Ascom/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Publicado edital com resultado preliminar dos(as) inscritos(as) no Programa de Residência Judiciária – Turma IV

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da…

5 minutos ago

TJTO lança edital de acordo direto em precatórios para 2026 com duas chances para antecipar o crédito

Quem espera por um precatório do Estado do Tocantins agora tem um novo motivo para…

1 hora ago

leitura passa a integrar rotina socioeducativa no Case de Palmas com projeto do CNJ

“Aqui dentro não é fácil. Mas quando eu começo a ler um livro, eu saio…

2 horas ago

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

22 horas ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

23 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

23 horas ago