Um projeto do Ministério Público do Tocantins pretende viabilizar a coleta e análise de informações sobre crimes violentos, colaborando com o enfrentamento e a redução dos índices de criminalidade no Estado. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), que na última quinta-feira, 24, esteve reunido com o departamento de Planejamento e Gestão do MPTO para alinhar as ações a serem desenvolvidas.
Segundo o coordenador do Caocrim, promotor de Justiça Juan Rodrigo Aguirre, o projeto pretende fortalecer a parceria entre o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) para o compartilhamento de dados referentes aos índices de criminalidade no Tocantins. “Com dados estatísticos mais fidedignos sobre os índices de criminalidade no estado, MPTO e SSP poderão implementar ações conjuntas que atendam o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2021/2030, além de articular uma atuação preventiva mais efetiva no enfrentamento da criminalidade no Tocantins”, destacou.
O Plano Nacional conta com 13 metas principais, que incluem a redução dos índices de mortes violentas, de violência contra a mulher e priorizam a atenção aos profissionais de segurança pública. Também foram definidas prioridades para sua execução, por meio de 12 ações estratégicas. Essas ações vão desde a otimização da gestão dos órgãos de segurança pública e defesa social até o combate à corrupção, narcotráfico e organizações criminosas, passando pela melhoria no atendimento a grupos vulneráveis vitimizados e implemento da qualidade de vida dos agentes da segurança pública.
Participaram da reunião, além do coordenador do Caocrim, o chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, João Ricardo de Araújo Silva; as servidoras do Escritório de Projetos Luciele Marchezan e Eline Carneiro, além do analista técnico Antônio David de Vasconcelos Júnior.
Texto por Daianne Fernandes – Ascom/MPTO
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…