Categories: Estado

Portal do Ministério Público Estadual do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve nesta quinta-feira, 16, uma importante vitória na tutela do meio ambiente. O Tribunal de Justiça, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, declarou inconstitucional a Lei N. 3.804/2021, que flexibilizou o licenciamento ambiental no Estado.

O Tribunal Pleno decidiu, por unanimidade, acompanhar o voto da relatora, desembargadora Ângela Prudente, pela inconstitucionalidade da normativa.

A ADI sustentou que a lei padece de vícios, uma vez que o Estado não tem competência para legislar acerca do tema. “Os Estados e municípios, a pretexto de suplementarem a norma federal geral, não podem editar texto normativo que ofereça menos proteção para o meio ambiente do que a União”, cita a ação.

Entre as ilegalidades contidas no texto da lei está a criação de novas modalidades de licenças ambientais.

“As novas licenças criadas [pela Lei N. 3.804/2021], além de não encontrarem previsão na legislação federal, introduziram, sem qualquer justificativa razoável, mecanismos para facilitar o procedimento de licenciamento ambiental, dispensando várias etapas inerentes ao processo, tais como a apresentação de estudos e relatórios de impacto, e a realização de vistorias e audiências públicas, mostrando-se, por isso, mais prejudiciais ao meio ambiente”, diz a ADI.

Ao requerer a inconstitucionalidade na Justiça tocantinense, o MPTO enfatiza que as licenças ambientais ora instituídas pela legislação “tornarão mais frágeis e ineficazes a fiscalização e o controle da Administração Pública sobre empreendimentos e atividades potencialmente danosos ao meio ambiente”.

O MPTO especifica na ADI que a Lei N. 3.804/2021 desrespeita os artigos 1º (parágrafo 1º), 7º e 100 (inciso I) da Constituição Estadual e os artigos 24 (incisos VI e VIII – parágrafos 1°, 2°, 3° e 4°), 193 e 225 (parágrafo 1° – incisos de I a VII) da Constituição Federal.

Por fim, a ADI expõe que a Resolução CONAMA n. 237/1997, em seu artigo 9º, conferiu ao próprio Conselho Nacional do Meio Ambiente, e somente a esse órgão, quando necessário, a possibilidade de definir novas licenças ambientais específicas.

Em seu voto, a desembargadora Ângela Prudente declarou que “resta evidente a presença de flagrante vício formal de inconstitucionalidade da norma estadual” e que a lei “afronta as regras de competência delineadas no texto constitucional e infraconstitucional (Resolução 237/1997 do CONAMA), extrapolando a competência do Estado”.

“Também vislumbro que as novas modalidades de licenciamento ambiental criadas, somada à concentração de competência no Poder Executivo, representa verdadeiro retrocesso na proteção ambiental, de modo que afronta o contido no art. 225 da Constituição Federal”, cita a desembargadora.

Luta pela preservação

O promotor de Justiça Francisco José Pinheiro Brandes Júnior, titular da Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia, afirmou que o Ministério Público sempre sustentou a inconstitucionalidade da lei. Ele disse ainda que o posicionamento recebeu amplo apoio da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

“A inconstitucionalidade desta lei é importante para o cidadão porque é uma vitória na luta pela preservação ambiental e dos recursos naturais. A obtenção das licenças ambientais precisam obedecer uma série de rigorosos requisitos, que visam proteger a natureza e garantir uma produção cada vez mais sustentável”, afirmou Brandes. (João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas garante serviços de saúde para assistência ao público do FGT | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas garante serviços de saúde para assistência ao público do FGT Visa realiza…

29 minutos ago

Curso de Mídias Digitais, oferecido pela Prefeitura, leva alunos para aula prática no FGT | Prefeitura Municipal de Palmas

Curso de Mídias Digitais, oferecido pela Prefeitura, leva alunos para aula prática no FGT Qualificação,…

56 minutos ago

Eduardo Siqueira Campos destaca valorização da gastronomia local e legado estrutural na abertura do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Eduardo Siqueira Campos destaca valorização da gastronomia local e legado estrutural na abertura do 19º…

2 horas ago

Confira o funcionamento da Prefeitura de Palmas no Dia de Nossa Senhora da Natividade | Prefeitura Municipal de Palmas

Confira o funcionamento da Prefeitura de Palmas no Dia de Nossa Senhora da Natividade Algumas…

2 horas ago

Palmas é destaque nacional como única cidade com três projetos de mobilidade pré-selecionados no novo PAC | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas é destaque nacional como única cidade com três projetos de mobilidade pré-selecionados no novo…

3 horas ago

Comissão aprova crédito específico para agricultura familiar e incentivo para jovem permanecer no campo – Notícias

05/09/2025 - 12:03   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Daniela Reinehr: é preciso criar oportunidades para…

3 horas ago