Formar uma geração de cidadãos conscientes sobre seus direitos e atuantes na defesa da cidadania. Esse é o principal objetivo do projeto Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania, que está sendo retomado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) junto a estudantes da rede pública de ensino. O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2013 e 2014 e envolveu milhares de estudantes das cidades de Gurupi, Colinas do Tocantins e Palmas.
“Queremos levar, aos estudantes, conhecimento sobre os princípios básicos do direito, sobre a atuação do MPTO e sobre cidadania, além de identificar e dirimir conflitos que possam ser resolvidos deforma extrajudicial”, ressaltou a diretora do Cesaf/ESPM, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira.
Um dos destaques do projeto é que os estudantes vão produzir relatórios práticos de cidadania. “Divididos em equipes, eles irão percorrer um bairro, identificar casos de violação de direitos, produzir relatórios narrando a situação e encaminhar esses documentos para o Ministério Público do Tocantins, para que sejam adotadas as providências necessárias”, destaca Vera Nilva.
Também estão entre as atividades do projeto uma visita à sede do Ministério Público do Tocantins, para participar de palestra e conhecer, bem de perto, o trabalho da instituição, além da realização de um concurso de redação em cada escola com o tema “Cidadania e direitos humanos”.
O projeto ainda pretende realizar uma gincana entre as escolas participantes, para a arrecadação de produtos de higiene pessoal e de limpeza, que serão destinados a instituições filantrópicas, premiando a escola que arrecadar maior número.
Termo de Cooperação
Para efetivar as ações e parcerias do projeto, a diretora do Cesaf-ESMP esteve reunida nesta quarta-feira, 15, com o secretário da Educação do Tocantins, Fábio Pereira Vaz, alinhando detalhes para a assinatura de um Termo de Cooperação entre o MPTO e a Seduc.
Alunos da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, do Jardim Taquari, em Palmas, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do campus de Paraíso do Tocantins serão os participantes desta edição.
Texto por Daianne Fernandes – Ascom/MPTO
Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…
As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…
O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…
Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…
Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…