Com a promoção do seminário “Masculinidades, Feminilidades e suas Expressões”, na sexta-feira, 17, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu uma tarde de reflexão sobre questões relacionadas a gênero e sexualidade, sob o aspecto da defesa dos direitos humanos e dos direitos fundamentais.
O evento foi realizado conjuntamente pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional / Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP).
Uma das palestrantes foi a coordenadora do Caoccid, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo. Ao abordar o tema “Evolução do Direito da comunidade LGBTQIA+ no Estado do Tocantins”, ela tratou de todo o avanço histórico na área de Direitos, até chegar à definição sobre o uso do nome social pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018. Conforme ela avaliou, trata-se de uma evolução muito lenta. Também foram abordadas estatísticas de homicídios relacionados à homofobia e à transfobia no Estado.
Direcionando-se ao público, Isabelle Figueiredo falou sobre o papel do Ministério Público na proteção dos direitos e pontuou: “Nossa instituição está de portas abertas e disposta a tratar essa questão com a seriedade que ela exige”.
O seminário também contou com palestra da promotora de Justiça Dalva Cabral, do Ministério Público de Pernambuco. Ela promoveu um diálogo a partir das experiências e do aprendizado que adquiriu na coordenação do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do MPPE. Após citar vários casos, ela avaliou que o assunto é complexo e exige um debate amplo, voltado à naturalização do tema.
O evento ocorreu presencialmente na sede do MPTO e contou com transmissão online.
O Senado promoveu na sexta-feira (12) uma sessão especial para comemorar os 40 anos do…
I Corrida Inclusiva da Independência movimenta ruas do Jardim Taquari, região sul da Capital Realizado…
Comissão técnica Sub-15 da Confederação Brasileira de Futebol elogia estrutura de esportes de Palmas Após…
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…