A Prefeitura de Palmas realiza nesta terça-feira, 12 de agosto, às 8h30, no plenarinho da Câmara Municipal, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Habitação (CMH), que atuarão no biênio 2025/2027. O colegiado, instituído pelo Decreto N.º 2.735, de 31 de julho de 2025, tem a missão de fortalecer e democratizar a política pública de habitação de interesse social na Capital.
Vinculado à Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), o CMH é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, com o objetivo de acompanhar, avaliar e propor diretrizes para a política habitacional de Palmas. Ao todo, o Conselho é composto por 17 membros titulares e seus respectivos suplentes, com representações do poder público municipal e da sociedade civil organizada.
Entre os representantes do poder público, o CMH reúne integrantes das secretarias municipais de Habitação (Sehab); Planejamento Urbano; Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop); Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária (Sedurf); Ação Social (Semas); além da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e da Câmara Municipal de Palmas. A presidência do colegiado será exercida pelo secretário municipal de Habitação, Marlen Ribeiro Rodrigues, tendo como suplente a secretária-executiva, Patrícia Macena Lino.
Pela sociedade civil, compõem o Conselho representantes de movimentos sociais de moradia, universidades, organizações não governamentais, entidades sindicais e patronais da construção civil, e conselhos profissionais ligados à área habitacional.
Para o presidente do Conselho e titular da Sehab, Marlen Ribeiro, a instalação do CMH é um marco importante para o município. “O Conselho vai permitir que a população tenha voz ativa na construção de soluções para os desafios do setor, especialmente no que diz respeito ao acesso à moradia digna, à regularização fundiária e ao desenvolvimento urbano sustentável”, destacou.
A posse marca o início das atividades do CMH, que terá papel estratégico no acompanhamento e avaliação das políticas de habitação desenvolvidas em Palmas, além de promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Logo após a posse será realizada a primeira reunião do Colegiado.
Texto: Samara Martins
Edição: Denis Rocha
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…