Categories: Estado

Prazo para adesão ao Domicílio Judicial Eletrônico se encerra dia 30/5; conheça o passo a passo para acessar


As empresas que forem aderir ao Domicílio Judicial Eletrônico têm até a próxima quinta-feira (30/5) para fazer o cadastro. Para mais informações, basta acessar o link:  http://cnj.jus.br/domicilio-judicial-eletronico.

A ferramenta digital, 100% gratuita reúne as comunicações processuais enviadas pelos tribunais brasileiros em uma única plataforma.

Entre as vantagens da ferramenta Domicílio Judicial Eletrônico estão: o melhor gerenciamento das comunicações processuais, o que leva a mais agilidade pra quem recebe as comunicações; redução do tempo de comunicação, fato que  impacta na duração do trabalho da Justiça; segundo o CNJ, a redução em  cerca de 90% nos custos de expedição de comunicações físicas – sejam elas por oficiais de justiça ou pelos Correios.

A adesão, tanto pelos tribunais quanto por empresas, proporciona maior economia de tempo e recurso. Além de melhorar a efetividade e ampliar o acesso das pessoas à Justiça.

Como acessar?    

Acesse o endereço na plataforma digital do Poder Judiciário. A consulta às comunicações está disponível a todas as pessoas cadastradas e varia conforme as opções de login. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. Gerencie as permissões de acesso dos usuários.

Consulte as comunicações com base no número do processo, assunto ou período em que a comunicação foi enviada.

Quem deve usar?

De acordo com a Resolução do CNJ 455/2022, devem usar o Domicílio Judicial Eletrônico todos os tribunais brasileiros – exceto o Superior Tribunal Federal – com adesão obrigatória. Também tem cadastro obrigatório, a união, os estados, o distrito federal e municípios; entidades da administração indireta; empresas públicas e privadas (estas instituições devem utilizar o sistema para receber e acompanhar as comunicações do processo).

Já as pequenas e microempresas que possuem endereço eletrônico no sistema integrado da rede nacional para simplificação do registro e legalização de empresas e negócios (Redesim) e pessoas físicas têm cadastro facultativo.

Como funciona?

Com o cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico, o usuário terá um endereço judicial virtual, que será usado para receber comunicações processuais, citações e intimações de todos os tribunais brasileiros.

Por meio do cadastro, o usuário poderá consultar as comunicações e dar ciência sem precisar acessar individualmente cada um dos sistemas dos tribunais.

A plataforma permite a ativação de alertas por e-mail para apoiar os usuários no controle dos prazos.

Empresas que já têm sistemas próprios de acompanhamento de comunicações processuais podem conectá-los diretamente ao Domicílio via tecnologia API (Application Porgramming Interface – Interface de Programação de Aplicativos).


Prazos e penalidades

Com a digitalização, os prazos para ler e dar ciência das comunicações mudaram.  O desconhecimento das regras pode significar perda de prazos e atraso de processos. Agora são:

  • 3 dias úteis para o envio e citações pelos tribunais.
  • 10 dias corridos para as intimações.

O réu que deixar de confirmar o recebimento de citação encaminhada ao Domicílio no prazo legal e não justificar a ausência estará sujeito à multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça.

A plataforma foi desenvolvida dentro do projeto Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).   A iniciativa conta ainda com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O Domicílio tem também a participação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny…

9 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação e reúne famílias da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação e reúne famílias da Capital Embora o…

11 horas ago

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida Araguaia | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida…

14 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 24 a 31 de outubro

Portaria Nº 3526/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 17 de outubro de 2025 Dispõe sobre a escala…

1 dia ago

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses | Prefeitura Municipal de Palmas

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses Competição arrecada alimentos que…

1 dia ago

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas…

1 dia ago