A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou, na tarde desta sexta-feira, 2, o projeto do Centro de Educação Inclusiva (CEI), que visa ampliar e fortalecer o atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no auditório da Semed e contou com a presença de autoridades, gestores municipais, educadores e representantes de entidades ligadas à pauta da educação inclusiva e mães atípicas.
Durante a apresentação, foram detalhadas as diretrizes do novo Centro, que terá como objetivo oferecer suporte especializado em diversas áreas de formação para garantir a plena inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas. A iniciativa busca integrar políticas públicas já existentes e ampliar o acesso a tecnologias assistivas, além de promover parcerias transversais com diversas instituições.
“O CEI será um espaço onde nós vamos trabalhar a inclusão para que os alunos se sintam acolhidos socialmente e se desenvolvam de acordo com suas potencialidades. O Centro nasce com essa proposta de trabalhar as habilidades e as dificuldades, além de ser extremamente importante para o desenvolvimento educacional e social dessas crianças”, destacou a secretária Débora Guedes, reforçando que o projeto será executado no formato Steel Frame, que trabalha com método de entrega mais rápido e eficiente.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, destacou que o Cei será um espaço de referência e falou também da importância da gestão municipal de ouvir e acolher as famílias especiais para mitigar as dificuldades e dar dignidade às crianças. O evento contou ainda com a participação da secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, da vereadora Karina Café e de mães atípicas.
Compromisso com a inclusão
Desde os primeiros dias deste ano, a Semed vem atuando com diversas frentes de trabalho para fortalecer o acolhimento e atendimento de alunos neurodivergentes. Uma dessas ações foi a criação em caráter inédito da Superintendência de Educação Inclusiva. Até o momento, cerca de 700 profissionais de apoio escolar foram contratados e estão atuando na rede municipal de ensino.
Projeto
O obra tem valor orçado em R$ 5 milhões, fruto da emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, que será construída em uma área de 1070 m², na região central de Palmas. A previsão de entrega é para o segundo semestre.
Texto: Taygo Mello
Edição: Mariana Ferreira
1/1
1/1
1/1
Cerca de 500 voluntários(as), entre magistrados(as), servidores(as) e profissionais de diversas áreas, uniram forças nesta…
Prefeitura de Palmas institui novo sistema para escolas particulares Objetivo é garantir a eficiência na…
As equipes da Superintendência de Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica participaram nesta…
Estão abertas as inscrições para as duas vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no…
Durante mutirão Pop Rua Jud, Eduardo Siqueira Campos reforça trabalho de reinserção social de pessoas…
Prefeitura de Palmas implanta sinalização viária da Rua T15, em Taquaralto Equipe da Secretaria Municipal…