A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA), promoveu nesta sexta-feira, 6, discussão de estratégias para enfrentamento de mudanças ambientais com palestra da WRI Brasil, entidade privada ligada à World Resources Institute (WRI), uma instituição global de pesquisa. As discussões fazem parte da Semana do Meio Ambiente.
O objetivo da palestra é apresentar o Projeto Municípios Preparados para a Emergência Climática, que propõe fortalecer a capacidade de adaptação de cidades como Palmas diante das mudanças climáticas. A apresentação, aberta ao público, foi parte da programação da Semana do Meio Ambiente. O evento aconteceu no auditório do Parque da Pessoa Idosa.
Foi exposto projeto desenvolvido pelo Programa de Cidades do WRI Brasil, que visa apoiar municípios brasileiros, especialmente de pequeno e médio porte, na construção de políticas públicas voltadas à gestão de riscos, prevenção de desastres e adaptação climática, com foco na justiça social. A iniciativa busca ampliar a capacidade institucional das prefeituras, aumentar a resiliência diante dos riscos climáticos e integrar os princípios da sustentabilidade às ações locais.
Em Palmas, o projeto contribuirá para o diagnóstico das vulnerabilidades do Município, utilizando dados socioeconômicos, ambientais, de raça e gênero. Essa abordagem permitirá a identificação de áreas prioritárias e a definição de ações eficazes para o enfrentamento dos impactos das mudanças do clima.
WRI Brasil
A palestrante Andressa Ribeiro ressaltou o trabalho desenvolvido pelo WRI Brasil e explicou a proposta é usar diagnósticos que consideram vulnerabilidades sociais dos municípios. “A partir desses dados, conseguimos direcionar ações para os territórios mais críticos, permitindo que as prefeituras planejem e implementem projetos de forma mais eficiente e participativa”.
O presidente da FMA, Isac Braz, destacou a relevância da apresentação. “A palestra da Andressa Ribeiro, do WRI, foi muito importante. Ela apresentou um diagnóstico ambiental completo de Palmas, mostrando vulnerabilidades como erosões, drenagem e questões climáticas. Esse trabalho reforça nossa parceria com o WRI e vai nos ajudar a desenvolver soluções alinhadas aos projetos que já estamos executando”, afirmou.
A participação de Palmas no projeto reforça o compromisso da cidade com a agenda ambiental e com o desenvolvimento sustentável, buscando soluções que protejam a população e promovam maior resiliência diante dos impactos climáticos.
Texto: Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição Juliana Matos
Gestão Municipal de Palmas fortalece autonomia de mulheres com formação focada em vendas e relacionamento…
Mais de oito mil ovos do Aedes Aegypti são capturados com armadilhas denominadas de ovitrampas…
Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro…
Agentes de saúde e endemias de Palmas celebram pagamento de incentivo financeiro adicional Profissionais destacam…
Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão…
3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto Ato integra a…