O Brasil sancionou hoje a lei que proíbe o uso de animais em testes para a produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. A decisão foi oficializada após 13 anos de tramitação e articulação entre sociedade civil, representantes da indústria, parlamentares e ativistas.
Com a nova legislação, o País passa a integrar o grupo de mais de 40 nações que já aboliram esse tipo de prática. De acordo com estimativas citadas pelo governo federal, cerca de 500 mil animais ainda são utilizados em testes cosméticos ao redor do mundo.
A norma busca acompanhar os avanços tecnológicos e o compromisso com métodos mais seguros e éticos. Já existem alternativas ao uso de animais, como modelos tridimensionais e culturas celulares, que vêm sendo adotadas em diversos centros de pesquisa e desenvolvimento.
Para a secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, a medida representa um marco: “É uma vitória da ciência que respeita a vida e da mobilização coletiva. A legislação reforça a necessidade de caminhos mais sustentáveis e responsáveis também na indústria”.
A Prefeitura de Palmas reforça seu compromisso com políticas públicas voltadas à proteção animal e à adoção de práticas éticas em todos os setores.
Texto: Fernanda Leme
Edição: Iara Cruz
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…
Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…