A Prefeitura de Palmas destacou, nesta semana, o avanço do Projeto de Lei nº 25/2024, que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro para penalizar motoristas flagrados abandonando animais em vias públicas. A proposta prevê a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e reclusão de até cinco anos para os infratores.
De autoria dos deputados Marcelo Queiroz, Matheus Laiola e Bruno Lima, o projeto já foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e agora segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A proposta busca ampliar os mecanismos de responsabilização e coibir o uso de veículos para o abandono de animais, prática considerada crime de maus-tratos, conforme a legislação vigente.
Dados
Levantamento recente do Índice de Abandono Animal, pesquisa global conduzida pela Mars Petcare, aponta que 11% dos tutores de cães e 13% dos tutores de gatos no Brasil admitem a possibilidade de abrir mão dos seus animais até dezembro de 2025. Os principais motivos alegados são mudanças de residência, dificuldades financeiras e falta de tempo.
A Prefeitura reforça que o abandono de animais é crime e pode ser denunciado de forma anônima pelo telefone 153, da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).
Texto: Fernanda Leme
Edição: Iara Cruz
Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud Pop Rua Jud é um…
Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas Evento…
Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro Cerimônia…
Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…
“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…