A Prefeitura de Palmas e a Caixa Econômica Federal firmaram, na manhã desta quinta-feira, 30, um Protocolo de Intenções para fortalecer o microcrédito produtivo e orientado oferecido pelo Banco do Povo de Palmas. A assinatura ocorreu durante o lançamento do Programa Acredita Tocantins, no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos. A iniciativa representa um avanço importante nas políticas públicas municipais voltadas ao fomento do empreendedorismo popular e à inclusão financeira.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a relevância da parceria para o município. “O Banco do Povo é uma ferramenta de inclusão. Quando aproximamos instituições como a Caixa Econômica e demais parceiros, ampliamos nossa capacidade de atender mais pessoas e oferecer condições que realmente transformem a vida dos nossos empreendedores”, afirmou o gestor.
A superintendente regional da Caixa Econômica, Delma Silva, também ressaltou o caráter social do acordo. “Hoje é um dia muito especial, porque a assinatura deste termo representa mais do que uma parceria institucional — é um compromisso com as pessoas, com o desenvolvimento, a inclusão e as oportunidades. Quando unimos esforços com parceiros que compartilham dessa visão, conseguimos chegar mais perto de quem realmente precisa”, destacou.
Inclusão produtiva
O acordo firmado entre a Prefeitura e a Caixa prevê troca de informações técnicas e o desenvolvimento de projetos conjuntos que facilitem o acesso ao microcrédito produtivo orientado. Como instituição financeira pública, a Caixa tem entre suas atribuições promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva, com linhas de crédito voltadas ao fortalecimento das economias locais.
Já o Banco do Povo de Palmas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, atua como agente municipal de fomento, apoiando empreendedores que muitas vezes não têm acesso aos serviços bancários tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da capital.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, reforçou o impacto positivo da iniciativa: “A parceria com a Caixa fortalece ainda mais as políticas públicas que estamos implementando no Banco do Povo para facilitar o acesso ao crédito e promover a inclusão financeira, com papel fundamental no apoio a microempreendedores, pequenos produtores e trabalhadores informais.”
Texto: Tainara Saraiva
Edução: Iara Cruz
O Sebrae Tocantins realiza, no dia 28 de novembro, uma palestra especial com Samer Agi,…
Prefeitura de Palmas expõe trabalhos de alunos da Educação Infantil em mostra artística Visitação gratuita…
Procon Palmas encontra variação de até 2.045% em pesquisa de preços de itens para o…
Com uma atmosfera de comemoração e inspiração, o Sebrae Tocantins promove a 1ª edição do…
Mal as malas tocaram o chão de Florianópolis (Santa Catarina), e já dava pra sentir…
Eduardo Siqueira Campos destaca protagonismo das mulheres e avanços sociais em Palmas durante lançamento do…