O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou na manhã desta terça-feira, 18, um termo de cooperação com a Embrapa Pesca e Aquicultura para a capacitação e atualização de pelo menos 50 produtores da agricultura familiar da Capital. O acordo prevê assistência técnica com o objetivo de incrementar as produções de mandioca, peixes, pecuária de corte e de leite.
Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Municipal visitou as instalações da Embrapa e conheceu o trabalho de pesquisa tanto de peixes quanto no manejo e cultivo agrícola. “Tudo o que nós fizermos em favor da pesquisa, tem uma possibilidade grande de nós chamarmos a atenção de entes nacionais e internacionais, de outros atores e parceiros da iniciativa privada, do meio científico”, disse o prefeito de Palmas, lembrando que em 2002 seu pai, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, doou a área para o desenvolvimento de pesquisas em piscicultura.
A chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, se sentiu lisonjeada com a parceria e destacou que esta foi a primeira visita de um prefeito à unidade da Embrapa. “Consideramos este um momento muito significativo para fortalecer as parcerias e avançar em questões essenciais para o desenvolvimento da nossa região”.
O acordo de cooperação técnica foi firmado nesta terça-feira, 18, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior. Parte das atividades serão realizadas na Unidade Demonstrativa ‘Fazendinha’, localizada na Agrotins, e em propriedades rurais da Capital. “Queremos melhorar a vida dos nossos produtores rurais, em especial na agricultura familiar. Queremos transformar a ‘Fazendinha’ em uma unidade-escola, para receber estudantes da rede municipal”, disse o secretário Major Negreiros.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos também falou sobre o desejo de transformar escolas em um polo de difusão do conhecimento, por meio de parceria com a Embrapa. “Palmas, com seus 35 anos de cidade planejada, é um berço de oportunidades sem igual no país”.
Quem prestigiou a cerimônia de assinatura foi o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Dimas, além de técnicos e servidores da Embrapa e da Prefeitura de Palmas.
Texto: João Lino Cavalcante
Edição: Denis Rocha
1/3
1/2
Portaria Nº 455 de 13 de fevereiro de 2026 Dispõe sobre a escala…
Apesar de um ritmo mais moderado na abertura de empresas no início de 2026, o…
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pautou a primeira sessão…
O Relatório Final do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, do Conselho Nacional de…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no dia 19 de fevereiro, às 15h, o Webinário…
A senadora Professora Dorinha (União) participou, nesta terça-feira, 17, da última noite da 10ª edição…