O último final de semana foi diferente para centenas de pessoas que não perderam tempo e compareceram ao Carnaval da Saúde e do Empreendedorismo, na Escola Municipal Lúcia Sales, no Jardim Taquari. O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Subprefeitura do Taquari e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A mobilização envolveu ainda as secretarias da Educação, de Saúde, e de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, de Governo e parceiros como o parceiros o Serviço Social do Comércio (Sesc), Sebrae-TO, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e o laboratório Sabin. Saiba mais
A ação aconteceu na tarde de sábado, 1º, e na manhã de domingo, 2, ofertando diversos serviços gratuitos, a exemplo de vacinação; Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Distribuição de autoteste de HIV, Orientações sobre alimentação saudável e orientações sobre saúde bucal, além de palestras. Também foram oferecidos exames oftalmológicos – em parceria com médico voluntário; e de Bioimpedância, em parceria com o laboratório Sabin.
O secretário-executivo da Semus, Rafael Mendonça, representando a secretária Dhieine Caminski, lembrou sobre a importância de descentralizar e tornar mais acessível os serviços de saúde à comunidade. O gestor também aproveitou o momento para atualizar a caderneta de vacinação e incentivou os presentes a fazerem o mesmo.
Comunidade
A auxiliar de limpeza Maria Dalva Rodrigues Antunes, 57 anos, foi ao local em busca de atendimento oftalmológico para a neta, Kauane Vitória Rodrigues Antunes, de 6 anos. Enquanto aguardava pelo atendimento, aproveitou para levar a pequena para assistir a uma breve palestra sobre saúde bucal. “Fiquei sabendo que teria esse evento por uma amiga. Achei o evento muito bom e, concordo que o Carnaval é assim, tem que ter saúde para a população”, enalteceu.
Quem também aprovou o evento foi a auxiliar contábil Estelma Dias Andrade, 43 anos, moradora do Jardim Taquari. Em busca de vacinação para os filhos, pois não tem disponibilidade para realizar durante a semana, ela garantiu as doses de cuidados necessários para a Gabrielly Dias de Sousa, 2 anos, imunizada contra a influenza, e Ângello Henryque Dias de Sousa, 9 anos, vacinado contra a influenza e HPV. “Como trabalho durante todo o dia, fica bem difícil levar as crianças ao postinho. Quando soube do evento, não pensei duas vezes”, garantiu.
Texto: Redação Secom
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…