O último final de semana foi diferente para centenas de pessoas que não perderam tempo e compareceram ao Carnaval da Saúde e do Empreendedorismo, na Escola Municipal Lúcia Sales, no Jardim Taquari. O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Subprefeitura do Taquari e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A mobilização envolveu ainda as secretarias da Educação, de Saúde, e de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, de Governo e parceiros como o parceiros o Serviço Social do Comércio (Sesc), Sebrae-TO, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e o laboratório Sabin. Saiba mais
A ação aconteceu na tarde de sábado, 1º, e na manhã de domingo, 2, ofertando diversos serviços gratuitos, a exemplo de vacinação; Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Distribuição de autoteste de HIV, Orientações sobre alimentação saudável e orientações sobre saúde bucal, além de palestras. Também foram oferecidos exames oftalmológicos – em parceria com médico voluntário; e de Bioimpedância, em parceria com o laboratório Sabin.
O secretário-executivo da Semus, Rafael Mendonça, representando a secretária Dhieine Caminski, lembrou sobre a importância de descentralizar e tornar mais acessível os serviços de saúde à comunidade. O gestor também aproveitou o momento para atualizar a caderneta de vacinação e incentivou os presentes a fazerem o mesmo.
Comunidade
A auxiliar de limpeza Maria Dalva Rodrigues Antunes, 57 anos, foi ao local em busca de atendimento oftalmológico para a neta, Kauane Vitória Rodrigues Antunes, de 6 anos. Enquanto aguardava pelo atendimento, aproveitou para levar a pequena para assistir a uma breve palestra sobre saúde bucal. “Fiquei sabendo que teria esse evento por uma amiga. Achei o evento muito bom e, concordo que o Carnaval é assim, tem que ter saúde para a população”, enalteceu.
Quem também aprovou o evento foi a auxiliar contábil Estelma Dias Andrade, 43 anos, moradora do Jardim Taquari. Em busca de vacinação para os filhos, pois não tem disponibilidade para realizar durante a semana, ela garantiu as doses de cuidados necessários para a Gabrielly Dias de Sousa, 2 anos, imunizada contra a influenza, e Ângello Henryque Dias de Sousa, 9 anos, vacinado contra a influenza e HPV. “Como trabalho durante todo o dia, fica bem difícil levar as crianças ao postinho. Quando soube do evento, não pensei duas vezes”, garantiu.
Texto: Redação Secom
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…
O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…
Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas Todas as oito feiras…
Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros Ação…
Prefeitura de Palmas construirá última ala do cemitério Jardim da Paz Fabricação das tampas da…
Durante o processo de mudança das instalações do Fórum da Comarca de Gurupi para o…