Visando trazer luz à pauta ‘Conexões entre memória, identidade e desenvolvimento’ e a todas temáticas que englobam o assunto, a Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquias vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), realizam o ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas’. Gratuito, o evento acontece de segunda, 24, a terça-feira, 25, no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, localizado na Quadra ACSU-SO 30 (303 Sul), na Avenida NS 01.
O credenciamento para o seminário já pode ser realizado de forma on-line, clicando aqui, mas também ocorrerá presencialmente, a partir das 7h30, no primeiro dia do evento, que é voltado a gestores públicos, agentes e coletivos culturais, museólogos, professores, estudantes e a quem tiver interesse pela temática.
Na sequência, será realizada a abertura oficial do seminário com a presença de representantes do Ibram/Iphan/MinC, da Prefeitura, da FCP e do governo do Estado, além de outras autoridades, momento o qual será seguido por uma apresentação artístico-cultural.
Atividades iniciais
As atividades do primeiro dia do seminário terão como foco a temática ‘Política Pública de Museus’. O evento terá início às 9h30 com a composição de abertura, seguida do painel ‘Política Pública de Museus’, que contará com a participação da presidenta do Ibram/MinC, Fernanda Castro.
Logo depois terá início uma série de painéis e em um deles a doutora em Memória Social, vice-presidente do Conselho internacional de museus da organização não-governamental Icom Brasil e coordenadora de participação social do Ibram, Vera Mangas, vai realizar a apresentação ‘Programa (re)Conexões e metodologia’.
Grupos de Trabalho
Ainda no Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa, das 14 às 18 horas, haverá uma explanação sobre o programa (re)Conexões do Ibram e Grupos de Trabalho serão formados para formatar um documento que colabore com a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), implantação do Sistema de Participação Social (Spas) e normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
Museu Casa Suçuapara
Encerrando o primeiro dia do Seminário, a partir das 18h30, no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, no Parque Cesamar, acontecerá a abertura da exposição ‘Ecos da Serra’. Na ocasião, também será lançado o livro ‘Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado’ e serão realizadas apresentações culturais.
Para conferir a programação completa do evento, basta clicar aqui.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Iara Cruz
Com mais dezenas de moradores presentes, Pium realizou sua primeira audiência pública para tratar da…
Casa da Mulher Brasileira recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à…
Em decreto, Prefeitura de Palmas fortalece equilíbrio fiscal e garante continuidade de serviços essenciais Vedações…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença no XVII Fórum Nacional de Juízes…
Prefeitura de Palmas entrega a comerciantes da Arca de Taquaralto chaves dos novos boxes Inauguração…
18/11/2025 - 17:39 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Euclydes Pettersen, relator A Proposta de…