Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas firma convênio com projeto Pai Presente do Tribunal de Justiça do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas firma convênio com projeto Pai Presente do Tribunal de Justiça do Tocantins

Parceria, por meio da Secad, visa garantir o direito à filiação paterna no registro civil de crianças e adolescentes da capital

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Administração e Modernização (Secad), firmou parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no projeto Pai Presente. O convênio firmado, em março deste ano, permite a atuação de três servidores municipais junto à Escrivania de Procedimentos Administrativos, onde exercem funções semelhantes às de oficiais. Nesta quinta-feira, 24, o secretário da Secad, Cleison Nunes, visitou o Fórum de Palmas para acompanhar de perto o trabalho da equipe.

Durante a visita, o secretário foi recebido pela diretora do Fórum da Comarca de Palmas, juíza Flávia Bogo, que agradeceu a parceria, que tem sido fundamental para que o projeto continue avançando. Ela explicou que o projeto desempenha um papel social significativo ao identificar crianças e adolescentes que constam no registro civil apenas com o nome da mãe. “Recebemos dos cartórios as informações de registros incompletos, e, a partir disso, buscamos localizar os pais indicados pelas mães. Também atuamos diretamente com escolas, solicitando aos diretores dados sobre alunos que não têm o nome do pai no registro”, disse.

O titular da Secad expressou a alegria e satisfação em celebrar o convênio para o projeto Pai Presente, e destacou a importância para a promoção da paternidade responsável e o fortalecimento das famílias. “Sinto-me honrado em representar a Prefeitura de Palmas nesta parceria entre o Município e Tribunal de Justiça. Já cedemos três servidores para reforçar esse trabalho e continuamos comprometidos em trabalhar juntos”, disse.

Pai Presente

Criado em 2012 por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o projeto Pai Presente tem como objetivo principal viabilizar o reconhecimento voluntário de paternidade. A atuação envolve outras entidades, que prestam orientação e apoio às famílias interessadas no processo.

Texto: Samile Marinho – estagiária sob a supervisão da jornalista Jurbiléia Pinto

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

10 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

11 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

11 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

12 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

12 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

12 horas ago