Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas firma cooperação técnica para qualificar abordagens da GMP | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas firma cooperação técnica para qualificar abordagens da GMP

Parceria atende recomendação do MPE-TO e visa contribuir com atualização de Procedimento Operacional Padrão da GMP a partir de princípios como dignidade, equidade e respeito às diversidades

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e a Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), da Prefeitura de Palmas, formalizaram nesta quinta-feira, 5, Termo de Cooperação Técnica voltado à atualização e qualificação do Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação.

A medida atende a recomendação do Ministério Público do Tocantins (MPE-TO), que orienta órgãos de segurança pública a adotarem diretrizes claras para garantir abordagens respeitosas e alinhadas aos direitos fundamentais de todas as pessoas, em especial de grupos vulnerabilizados, como população negra, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

O termo estabelece a criação de uma comissão interinstitucional que atuará na readequação dos protocolos da GMP, com apoio técnico e institucional da Seirdh. O objetivo é fortalecer abordagens mais humanizadas e coerentes com os marcos normativos nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos.

Para o secretário à frente da Seirdh, Eduardo Azevedo, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão com a promoção de uma cultura de paz e com a valorização da dignidade humana nas ações públicas. “Acreditamos que a boa prestação de serviços à população passa, necessariamente, pela articulação entre os órgãos públicos. Esta cooperação é um passo importante para garantir que as forças de segurança atuem de forma técnica, qualificada e, sobretudo, comprometida com os direitos de todos os cidadãos e cidadãs de Palmas”, afirmou o secretário.

A iniciativa também foi destacada pelo comandante da GMP, Gilmar Fernandes, que reforçou o papel das parcerias institucionais na qualificação dos serviços prestados pela corporação. “A atuação conjunta com Seirdh, especialmente neste processo de atualização do POP, contribui para que nossas abordagens estejam alinhadas aos direitos humanos. É um passo importante para que a corporação evolua continuamente, em sintonia com as diretrizes de uma segurança pública cidadã e inclusiva”, pontuou o comandante.

Procedimento Administrativo instaurado pelo MPE-TO em abril deste ano também recomenda ações semelhantes à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado.

Texto: Kaio Costa

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

2 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

2 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

2 dias ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

2 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

2 dias ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

2 dias ago