A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), promoveu na manhã desta sexta-feira, 4, a oficina ‘Fortalecimento da Vigilância Entomológica através de armadilhas ovitrampas’. O objetivo é qualificar os Agentes de Combate às Endemias (ACE) sobre a importância e sensibilidade do método de pesquisa entomológica, que visa capturar ovos do Aedes aegypti e identificar áreas de risco em Palmas.
Desde abril de 2024, vem sendo desenvolvida pesquisa com armadilhas ovitrampas nos bairros Taquari e Flamboyant. Mensalmente, as armadilhas são instaladas por cinco dias, após recolhidas, os ovos são contabilizados gerando indicadores que norteiam e direcionam as ações de combate ao vetor, bem como a atuação das equipes.
Em março deste ano, o mesmo tipo de pesquisa foi realizada em 18 bairros no município, com intuito de auxiliar no trabalho do Ultra Baixo Volume (UBV), o fumacê. O dispositivo será novamente instalado nos próximos dias nos imóveis selecionados.
“Esse dispositivo é extremamente sensível, simples, com comprovação científica e de baixo custo, permitindo melhor direcionamento de controle do vetor. É mais uma ferramenta que estamos utilizando no combate ao Aedes aegypti no município”, disse a bióloga e analista em Saúde da coordenação de controle vetorial da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Lusy Almeida.
Texto: Adryelli Israel – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Iara Cruz
1/2
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) revogou, por meio da Resolução nº 29, de…
27/10/2025 - 20:51 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães admitiu que a…
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra…
Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida…
“Que ser humano você quer ser ao final da sua vida?” Foi com essa pergunta…
Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz…