A Prefeitura de Palmas lançará, no próximo domingo, 23, às 9 horas, o primeiro Mutirão de Castração Animal de Rua Zero, iniciativa inédita que pretende castrar inicialmente cerca de cinco mil cães e gatos da Capital. A ação começa pelo Jardim Taquari, primeira região contemplada, e depois seguirá para a região norte da Capital, ampliando o alcance do atendimento.
O mutirão permanecerá duas semanas no bairro, com atendimentos iniciando na segunda-feira, 24, às 8 horas, e se encerrando no dia 6 de dezembro. A estrutura estará montada na Unidade de Saúde da Família (USF) Taquari, em frente à Feira Coberta, onde estima-se que serão realizados 200 procedimentos por dia, de segunda a sábado, no horário das 8 às 16 horas. Todos os atendimentos serão feitos exclusivamente por agendamento.
Como agendar
Segundo a Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), já há mais de 700 cadastros registrados. O pré-cadastro já pode ser feito no endereço eletrônico https://forms.gle/dfKRjKBLtMwrJizW6. Também haverá pré-agendamento presencial no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Taquari.
Cada tutor deverá apresentar documentos pessoais (RG e CPF) no dia do agendamento e no dia da castração. Por telefone, cada um será informado previamente da data e horário exatos do atendimento.
A secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, destaca que o mutirão representa um avanço histórico na política pública de bem-estar animal de Palmas. “Estamos iniciando um movimento que vai transformar a forma como cuidamos dos nossos animais. Castrar é prevenir abandonos, evitar doenças e reduzir o sofrimento. O Taquari é o primeiro passo, e logo a região norte também receberá a iniciativa. É um esforço coletivo para construir uma cidade mais humana para todos, inclusive para os nossos animais.”
Antes da castração
Confira abaixo quais os cuidados fundamentais de preparo do animal para o procedimento:
A castração em massa é uma das estratégias mais eficazes para o controle populacional, a redução de abandonos e a prevenção de sofrimento animal. “Este mutirão é um marco. Significa saúde pública, bem-estar animal e olhar sensível para as comunidades e protetores independentes que mais precisam”, reforça a diretora de Controle Populacional da Sebem, Marilene Demétrio.
Texto: Diogo Paz
Edição: Juliana Matos
Prefeitura inicia processo de eleição suplementar para as Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Políticas…
O Município de Araguaína deverá pagar uma indenização de R$ 10 mil a um morador…
População elogia atendimentos e USF de Buritirana tem alta demanda no primeiro dia após a…
Projeto da Prefeitura de Palmas é selecionado para participar de programa nacional de política urbana…
Frota do transporte coletivo de Palmas utiliza tecnologia que reduz poluição e impacto ambiental Ônibus…
Para incentivar hábitos saudáveis e promover bem-estar entre servidores(as) e magistrados(as) do Judiciário tocantinense, o…