A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), promoveu na manhã desta sexta-feira, 12, uma capacitação para cerca de 50 profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Palmas e de municípios vizinhos. O evento foi realizado no auditório do Hospital Veterinário Ceulp/Ulbra, na Quadra ACSO-SO 150 (1501 Sul), e contou com a presença do secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques, e do titular da Seasi, Major Negreiros.
Com o tema ‘Rotina de Inspeção e Programa de Autocontrole’, a engenheira de alimentos e consultora empresarial Graziela Paludo falou sobre a importância da implantação de Programas de Autocontrole (PAC) para garantir a segurança alimentar dentro das indústrias de produção nos municípios. “Com a implantação dos PACs, os profissionais levam para as empresas a responsabilidade por descrever, monitorar e manter os programas funcionando de acordo com a legislação vigente, facilitando, assim, o trabalho da fiscalização”.
Ainda de acordo com Graziela Paludo, que também é doutora em biotecnologia, é preciso que haja uma troca de conhecimento entre os municípios que já têm implantado esses programas com outros entes municipais que ainda não tenham aderido ao programa. Além disso, é importante buscar assistência nos órgãos de fiscalização, a exemplo da Adapec, que já tem uma expertise com programas de autocontrole, bem como referências no mercado.
A médica veterinária de Paraíso do Tocantins, Ranielly Mendonça, falou sobre a segurança do programa, especialmente para o consumidor. “Com o programa de Autocontrole, o consumidor terá uma garantia maior da qualidade do produto que ele está consumindo, pois se trata de uma questão de saúde pública”, destaca.
Em seguida, a servidora do Serviço de Inspeção Municipal de Palmas, Fernanda Paula Fernandes dos Santos Veloso, discorreu sobre as ‘Rotinas de Inspeção como Pilar da Qualidade Sanitária’. Ela falou das vivências e boas práticas da fiscalização nas indústrias de Palmas, e como os fiscais são vistos pela sociedade. “Estamos desmistificando que o serviço de fiscalização é apenas punitivo, pois, antes de aplicar sanções, fazemos um trabalho educativo e de proteção à saúde pública, juntos as empresas”, concluiu.
Saldo positivo
Para a diretora de Inspeção Municipal de Palmas, Allana Merse, a capacitação teve um saldo positivo. “Contamos com a presença de representantes de 22 municípios, pois o nosso objetivo é despertar na fiscalização a questão da implementação dos programas de autocontrole para garantir a segurança alimentar dentro das indústrias levando ao consumidor produtos de alta qualidade”, concluiu
Texto: Márcio Greick
Edição: Iara Cruz
1/1
1/1
1/1
Entre olhares cansados e sorrisos tímidos, homens e mulheres em situação de rua de Palmas…
Escola de Tempo Integral Padre Josimo promove Semana de Valorização à Vida em Palmas Ações…
Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou, ao longo desta semana, sessões ordinárias em que…
As riquezas naturais do Jalapão, no Tocantins, estão novamente sob os holofotes da arte. O…
Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…