Para assegurar o descarte adequado de animais mortos na Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), oferece um serviço gratuito de recolhimento para pequeno porte (cachorros, gatos, coelhos, entre outros). Em caso de animal morto em residência ou encontrado em propriedades urbanas e vias da cidade, o morador deve acionar o canal de atendimento da Seiop – 3212-7417 – e informar o endereço onde o animal deve ser retirado. O serviço funciona das 7 às 19 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
Após a solicitação, as equipes têm até 24 horas para realizar a coleta. Os animais recolhidos são encaminhados para incineração, que é feita por uma empresa especializada e responsável pelo descarte adequado. As cinzas são descartadas no aterro sanitário de Palmas, em local apropriado, seguindo todas as normas ambientais e de saúde pública.
Orientações para o descarte
A orientação da Prefeitura é que os moradores armazenem o animal morto em recipientes bem fechados, como caixas ou sacos resistentes, evitando deixá-los na lixeira comum, o que pode gerar transtornos e riscos à cidade.
Clínicas veterinárias
O município não realiza a coleta de animais mortos em clínicas veterinárias, pois esses estabelecimentos possuem procedimentos próprios de descarte, seguindo normas específicas de saúde e meio ambiente.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz
Prefeitura de Palmas abre processo seletivo para docentes do Plano Integrado de Residências em Saúde…
Na alta temporada, em julho, milhares de turistas visitam as praias do Tocantins. Para garantir…
18/07/2025 - 10:14 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Andrade apresentou parecer favorável, com…
O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta quinta-feira (17), a volta…
Relatório final da Semana Nacional da Saúde da Mulher Indígena é entregue às instituições parceiras…
Prefeitura de Palmas oferece palestra sobre normas para projetos em saúde para profissionais da construção…