Para assegurar o descarte adequado de animais mortos na Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), oferece um serviço gratuito de recolhimento para pequeno porte (cachorros, gatos, coelhos, entre outros). Em caso de animal morto em residência ou encontrado em propriedades urbanas e vias da cidade, o morador deve acionar o canal de atendimento da Seiop – 3212-7417 – e informar o endereço onde o animal deve ser retirado. O serviço funciona das 7 às 19 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
Após a solicitação, as equipes têm até 24 horas para realizar a coleta. Os animais recolhidos são encaminhados para incineração, que é feita por uma empresa especializada e responsável pelo descarte adequado. As cinzas são descartadas no aterro sanitário de Palmas, em local apropriado, seguindo todas as normas ambientais e de saúde pública.
Orientações para o descarte
A orientação da Prefeitura é que os moradores armazenem o animal morto em recipientes bem fechados, como caixas ou sacos resistentes, evitando deixá-los na lixeira comum, o que pode gerar transtornos e riscos à cidade.
Clínicas veterinárias
O município não realiza a coleta de animais mortos em clínicas veterinárias, pois esses estabelecimentos possuem procedimentos próprios de descarte, seguindo normas específicas de saúde e meio ambiente.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…
O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…
Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…
Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…
O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…