A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas tem ofertado o atendimento em saúde da Atenção Primária no sistema prisional localizado no município. Sobre a oferta de médicos especialistas, a responsabilidade não é da Semus, conforme a Portaria 2.298/2021 do Ministério da Saúde.
Na Casa de Prisão Provisória (CPP), a Semus oferta um atendimento em saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, por uma equipe formada pelos seguintes profissionais: médico, enfermeiro, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e farmacêutico.
Na Unidade Prisional Feminina (UPF) a assistência em saúde é realizada pela Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes, que conta com atendimento in loco semanalmente todas às quintas-feiras (pela manhã), com médico; e quinzenalmente, às terças-feiras (pela manhã), pelo profissional da enfermagem.
A Semus oficiou a Secretaria de Cidadania e Justiça solicitando a disponibilização da estrutura necessária. O objetivo é assegurar um atendimento digno e resolutivo às pessoas custodiadas, além de preservar a integridade e a segurança dos profissionais de saúde que atuam na unidade. Essa semana ainda será realizada uma reunião entre as duas secretarias para tratar da situação. Mas, alguns avanços já foram garantidos à CPP, como a disponibilização de mesa, cadeira e ar-condicionado no local onde a equipe faz o atendimento.
Autor: Aline Sêne
Edição: Denis Rocha
Portaria Nº 455 de 13 de fevereiro de 2026 Dispõe sobre a escala…
Apesar de um ritmo mais moderado na abertura de empresas no início de 2026, o…
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pautou a primeira sessão…
O Relatório Final do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, do Conselho Nacional de…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no dia 19 de fevereiro, às 15h, o Webinário…
A senadora Professora Dorinha (União) participou, nesta terça-feira, 17, da última noite da 10ª edição…