Durante a coleta de lixo nas residências da Capital, é comum as equipes se depararem com objetos cortantes e pontiagudos, como seringas, agulhas, vidros, que, se acondicionados de forma inadequada, colocam em risco a segurança dos coletores. Para evitar possíveis acidentes e assegurar a saúde da população, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), alerta os moradores sobre a importância do descarte adequado dos materiais.
Para que a população possa colaborar com o trabalho dos profissionais da Prefeitura, a Seiop recomenda algumas práticas simples, mas eficazes para o descarte apropriado dos objetos perfurocortantes, que não devem ser misturados com o lixo comum.
Os materiais cortantes devem ser acondicionados em recipientes rígidos e resistentes, como garrafas PET ou caixas de papelão, que possam ser fechados adequadamente. Recomenda-se, também, a identificação do recipiente, com rótulos, como “perigoso” ou “cortante”. A medida ajuda os coletores a identificarem o conteúdo e a tomarem as devidas precauções.
Com relação a seringas e agulhas, a Seiop ressalta que os materiais devem ser colocados em recipientes seguros e entregues em pontos de coleta específicos, como unidades de saúde ou farmácias que fazem esse recolhimento.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…