O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, visitou, no fim da tarde desta terça-feira, 18, um posto da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – localizado às margens da TO-030, no Distrito de Buritirana, que será preparado para ser o centro de processamento de produtos agropecuários dos produtores do Cinturão Verde de Palmas.
Já nesta quarta-feira, 19, o prefeito estará em Brasília, acompanhado da senadora Dorinha Seabra (UB), em audiência com da presidência da Embrapa, para sacramentar a permissão de utilização da área de 80 alqueires pelo Município.
Planejamento e expectativas
Segundo o secretário municipal da Agricultura e Região Metropolitana, Jaime Café de Sá, a Prefeitura já tem uma autorização prévia para utilizar o local e todo um planejamento para a instalação de um centro de processamento para os pequenos produtores do Cinturão Verde. “Nós já recebemos um sinal positivo da Embrapa e aguardamos com ansiedade o retorno do prefeito com a resposta definitiva. Neste local estaremos instalando um polo de produção e processamento de pescado, aves, suínos, ovinos e caprinos, com a instalação de três abatedouros distintos, assim como uma fábrica de farinha. Desta forma vamos viabilizar a certificação desses produtos para permitir que sejam comercializados aqui na Capital e nos demais municípios, assim como com redes de supermercados e demais comércios. Esse é um desejo antigo dos nossos mais de 800 produtores da região e uma demanda latente do próprio mercado local”, enfatizou.
Estiveram presentes à visita, diversos vereadores, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Pollyanna Siqueira Campos, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP), o diretor-superintendente da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – César Félix, que representou a senadora Dorinha Seabra, e diversos representantes dos pequenos produtores do Cinturão Verde de Palmas, que foram conferir de perto o resgate de um sonho antigo. “Eu produzo peixes há anos, no Lago de Palmas, em tanques-rede. Já chegamos a ter uma produção de 40 toneladas, mas não tínhamos a possibilidade de processar esse pescado para vender em larga escala. Não podemos vender, porque não tem a certificação.
Sonho antigo
Hoje, com um centro de processamento funcionando, nós poderemos não só aumentar a nossa produção, como atender a todos os municípios e comerciantes que buscam nosso produto. Pra se ter ideia, o pescado consumido aqui em Palmas vem de fora, apesar da nossa produção”, comemorou o piscicultor Antônio Maria.
Para o prefeito Eduardo Siqueira Campos, o centro de processamento será mais um passo para a concretização do potencial rural de Palmas. “Nosso Cinturão Verde jamais será transformado em loteamento. Com este local funcionando de acordo com o planejamento da nossa equipe de técnicos, sob o comando da Secretaria da Agricultura, nossos produtos agropecuários estarão sendo processados e recebendo a certificação, o que possibilitará a sua comercialização, inclusive para os programas governamentais, como a compra direta e a merenda escolar.
Sustentabilidade e apoio ao produtor
Além disso, estaremos reutilizando a água que será utilizada para o processamento da mandioca, para fertilização natural do solo, vamos produzir maniva de mandioca, para distribuir aos produtores, mudas de banana, de cana e capineiras, para produzir ração para o gado de leite desta região. Ou seja, é um processo completo, limpo, sustentável e, o principal, muito bem planejado, para que saia do papel o mais rápido possível”, finalizou.
Texto: Luciano Moreira
Edição: Fernanda Sousa
Prefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura e anuncia funcionamento da USF de Buritirana aos fins de…
A tão aguardada ponte que liga o Tocantins ao Pará, entre Xambioá e São Geraldo…
Ex-aluno da rede de ensino de Palmas compartilha trajetória de superação durante bate-papo em escola…
Com mais dezenas de moradores presentes, Pium realizou sua primeira audiência pública para tratar da…
Casa da Mulher Brasileira recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à…
Prefeitura de Palmas e parceiros realizam I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas…